Neymar, Casemiro e Thiago Silva pela Seleção Brasileira - Getty Images
SELEÇÃO BRASILEIRA

O que mudou na Seleção Brasileira da Rússia em 2018 para a das Eliminatórias?

O SportBuzz analisou os nomes convocados por Tite para as competições e o que esperar dos jogadores

Damaris Andrade Publicado em 16/10/2020, às 13h35

Independente da fase, a Seleção Brasileira continua despertando emoções na população nacional. O único país pentacampeão iniciou na última sexta-feira, 9, a jornada para a busca do sexto título na Copa do Mundo com as Eliminatórias Sul-Americanas.

Mesmo com apenas duas partidas, a Seleção Brasileira demonstrou confiança, vencendo a Bolívia por 5 a 0 e o Peru por 4 a 2. Mas o que a atual equipe convocada pelo técnico Tite tem de diferente do time que disputou a Copa do Mundo de 2018?

O SportBuzz fez uma análise sobre as mudanças nas convocações de Tite para a Copa do Mundo de 2018, onde a Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pela Bélgica, e para os primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas.

Em 2018, Tite chamou três grandes goleiros para a Copa do Mundo: Alisson, que na época estava na Roma, Cássio, do Corinthians, e Ederson, do Manchester City. Já para as Eliminatórias, em 2020, o único nome repetido pelo treinador é o atual guarda-redes do Liverpool.

Entretanto, com a lesão de Alisson, Tite chamou Ederson para ser o novo titular, deixando Santos, do Athletico-PR, e Weverton, do Palmeiras, como reservas. Os goleiros que hoje atuam no Brasil não vivem os melhores momentos com seus respectivos times, com a equipe paranaense na zona de rebaixamento e a paulista brigando no meio da tabela.

Já nas laterais, podemos notar que Tite decidiu investir na juventude para as Eliminatórias, com Gabriel Menino, de 20 anos, e Renan Lodi, de 22. Para completar, convocou Alex Telles e Danilo, que atuam na Europa há alguns anos. Em 2018, o técnico da Seleção Brasileira apostou na experiência, com Filipe Luís, Marcelo e Fagner

Danilo, que em 2018 atuava no Manchester City e hoje veste a camisa da Juventus, é o único nome na lateral que Tite convocou novamente. Assim, o jogador trará a experiência de jogar com grandes nomes da Europa para os garotos da Seleção Brasileira.

Não é novidade que Tite tem grande confiança em Thiago Silva e Marquinhos, e o treinador segue convocando os dois jogadores para a zaga da Seleção Brasileira. A diferença entre 2018 para 2020 é que para a Copa do Mundo, Miranda e Pedro Geromel foram os escolhidos, enquanto para as Eliminatórias, Felipe, do Atlético de Madrid, e Rodrigo Caio, do Flamengo, tiveram a oportunidade de brilhar com a amarelinha.

Tite também decidiu apostar em alguns velhos conhecidos da Seleção Brasileira para o meio de campo. Casemiro e Philippe Coutinho estiveram presentes tanto na Copa do Mundo quanto nas Eliminatórias, e seguem sendo titulares.

Desta vez, Tite apostou em algumas novidades que estão chamando a atenção no futebol do Brasil e da Europa. Para as Eliminatórias, Fabinho, do Liverpool, Bruno Guimarães, do Lyon, Douglas Luiz, do Aston Villa, e Everton Ribeiro, do Flamengo, foram os escolhidos para representar a Seleção Brasileira.

Na Copa do Mundo de 2018, Tite escolheu Renato Augusto, que na época jogava pelo Beijing FC, Paulinho, que vestia a camisa do Barcelona, Fred, meia do Shakhtar Donetsk naquela temporada, e Willian, que ainda estava no Chelsea.

Hoje no Manchester United, Fred tem encontrado dificuldades para conquistar seu espaço na equipe de Solskjaer, Renato Augusto segue fazendo uma campanha apagada no Beijing FC, e Paulinho voltou para o futebol chinês, onde também não tem ganhado tanto destaque como viveu na época de Barcelona.

Já no ataque, Tite contou com três de seus principais goleadores que hoje fazem sucesso na Europa: Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Assim como na Copa do Mundo de 2018, os atacantes não ficaram de fora da equipe das Eliminatórias Sul-Americanas.

Mas Tite também não perdeu a oportunidade de apostar em algumas novidades para as Eliminatórias, como os jovens Rodrygo, do Real Madrid, Everton Cebolinha, do Benfica, e Richarlison, do Everton. Estes jogadores estão cada vez mais conquistando seus lugares em seus clubes e seguem chamando a atenção da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Mas, com a lesão de Gabriel Jesus, Tite convocou Matheus Cunha, que brilhou na equipe Sub-23 da Seleção Brasileira e foi o artilheiro do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano

Em 2018, Tite chamou Douglas Costa e Taison, mas os dois jogadores quase não eram escolhidos para iniciar as partidas da Copa do Mundo. Já na atual equipe, o treinador segue fazendo um rodízio para utilizar o máximo possível de seus atletas. 

A “nova” cara da Seleção Brasileira segue fazendo sucesso no Brasil e no mundo, com jogadores se destacando em suas equipes e conquistando cada vez mais a confiança de Tite e sua comissão técnica.


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Seleção Brasileira tite

Leia também

Flamengo: Landim fala sobre renovação de Gabigol: “Não chegou...”


Artur Jorge prega cautela após vitória do Botafogo em clássico


Thiago Silva confirma saída do Chelsea e faz promessa: “Pretendo...”


Inter: Coudet desabafa sobre clima hostil no Beira-Rio após empate


Oliveira deixa Cássio no banco do Corinthians e crava: “Assunto nosso”


Fluminense sofre goleada, e Diniz promete melhorias: “Não é...”