As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 25, pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League - Getty Images
FUTEBOL EUROPEU

Internazionale X Real Madrid - Retrospecto da disputa entre dois dos grandes clubes europeus

As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 25, pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League

Damaris Andrade Publicado em 25/11/2020, às 12h55

Real Madrid e Inter de Milão são duas grandes equipes da Europa e de muita tradição na Champions League. Enquanto o clube merengue já foi campeão da competição por 13 vezes, o italiano venceu somente três.

O último título da Inter de Milão na Champions League foi na temporada 2009-10, quando derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0. Na época, José Mourinho era o técnico da equipe Nerazzurri, que contava com nomes como os brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio, além de outros ídolos do futebol: Javier Zanetti, Diego Milito, Wesley Sneijder, Samuel Eto'o e Mario Balotelli. Coincidentemente, a grande final foi no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.

Já o clube merengue viveu uma época de ouro nos últimos anos. O Real Madrid conquistou seu nono título da Champions League na temporada 2001-02, e só foi campeão da competição de novo em 2013-14, quando venceu a La Décima

Os três últimos títulos do Real Madrid na Champions League foram nas temporadas 2015-16, 2016-17 e 2017-18, todos com Zinedine Zidane como técnico. Na atual edição da competição, nem o clube merengue nem a Inter de Milão estão em bons lençóis e precisam da vitória no confronto desta quarta-feira, 25.

Mas esta não é a primeira vez que Real Madrid e Inter de Milão se enfrentam na Champions League. Os dois clubes já duelaram por dez vezes na competição, com um empate, quatro vitórias da equipe merengue e cinco da italiana.

O último confronto entre Real Madrid e Inter de Milão aconteceu nesta temporada, já que os dois clubes estão no mesmo grupo na Champions League. Com gols de Karim Benzema, Sergio Ramos e Rodrygo, a equipe merengue venceu por 3 a 2 e foi a sua primeira vitória nesta edição da competição.

Inter de Milão e Real Madrid também estiveram no mesmo grupo na temporada 1998-99 da Champions League, com os Blancos vencendo o primeiro jogo por 2 a 0, mas sendo derrotado por 3 a 1 no segundo. 

Nesta época, a Inter de Milão tinha nomes Ronaldo Fenômeno e Diego Simeone, enquanto Raúl González, Roberto Carlos e Clarence Seedorf jogavam pelo Real Madrid. Os dois clubes avançaram para as quartas de final da competição, mas a equipe merengue foi derrotada pelo Dínamo de Kiev, e a italiana pelo Manchester United, que foi o campeão da edição contra o Bayern de Munique.

Seerdof e Simeone em campo | Getty Images

A maior goleada entre Inter de Milão e Real Madrid aconteceu no dia 16 de abril de 1986 pela semifinal da Europa League 1985-86. O clube italiano venceu o primeiro jogo por 3 a 1, e no jogo de volta, a equipe merengue venceu por 5 a 1 após levar a partida para as prorrogações, com gols de Rafael Gordillo, Hugo Sánchez e Santillana

Com o resultado, o Real Madrid eliminou a Inter de Milão e foi para a final da Europa League 1985-86. O clube merengue conquistou seu segundo título na competição após vencer o 1. FC Köln por 5 a 3.

Nesta quarta-feira, 25, às 17h (horário de Brasília), a Inter de Milão recebe o Real Madrid no Estádio San Siro, palco da conquista do décimo título merengue na Champions League.


Real Madrid Champions League Inter de Milão europa league

Leia também

Reação bizarra de Thomas Müller após gol de Vinicius Junior viraliza; veja


Bayer Leverkusen vence Roma na Itália e abre vantagem na Europa League


Premier League vive rodada crucial na luta pelo título, rebaixamento e mais


Paulo Pezzolano fala sobre interesse do Vasco, mas preza foco no Valladolid


Treinador da Áustria nega Bayern de Munique e decide continuar na seleção


Grêmio: Renato Gaúcho admite indefinição em titularidade de goleiro