Flamengo recebe laudo de ofensa de Ramirez a Bruno Henrique e leva imagens para análise - GettyImages
COMPLICADO

Flamengo recebe laudo de ofensa de Ramirez a Bruno Henrique e leva imagens para análise

Clube deixou as provas no Instituto de Educação de Surdos para que a leitura labial fosse feita

Redação Publicado em 22/12/2020, às 20h46

Depois de ter recebido o laudo da ofensa de Ramirez a Bruno Henrique, durante a partida diante do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo vai levar as imagens da discussão para análise.

A leitura labial feita por especialistas do Ines (Instituto de Educação de Surdos) mostrou que o jogador do time baiano ofendeu o atacante Rubro-Negro.

"O Flamengo encomendou a especialistas do INES - INSTITUTO DE EDUCACAO DE SURDOS, uma leitura labial da situação do Ramirez com o Bruno Henrique momentos antes do que se passou com o Gerson. A prova revelou que teria havido a ofensa, vamos apresentar ao STJD e entregar a polícia", disse o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, nas redes sociais.

O Flamengo encomendou a especialistas do INES - INSTITUTO DE EDUCACAO DE SURDOS, uma leitura labial da situação do Ramirez com o Bruno Henrique momentos antes do que se passou com o Gerson. A prova revelou que teria havido a ofensa, vamos apresentar ao STJD e entregar a polícia.

— Rodrigo Dunshee de Abranches (@roddunshee) December 22, 2020

O site "Globo Esporte" consultou três especialistas em leitura labial: Luis Felipe Ramos Barroso, Felipe Oliver e Mikel Vidal, este último filho de colombianos e com experiência em perícia na língua espanhola. 

Segundo os especialistas, Ramirez diz a Bruno Henrique o seguinte: "Está falando muito, seu negro".

Luis Felipe Ramos Barroso acrescenta que no início da discussão, Bruno Henrique também xinga o colombiano: "Gringo de m...".

A discussão aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo, dessa forma, 13 minutos depois da acusação de Gerson ao próprio Ramirez.

Bruno Henrique se irritou com o que achou ser cera de Ramirez na área do Bahia e começou a discutir com o colombiano. Naquele momento, o Flamengo perdia por 3 a 2.

O Bahia respondeu sobre o caso com a seguinte nota:

"O Bahia informa que não teve acesso a nenhum laudo produzido sobre o tema e que contratou laudos próprios para fundamentar a sua decisão, que será firme e corajosa, fazendo jus ao trabalho de combate a todas as formas de preconceito realizado há três anos pelo clube.

Além disso, lamenta que um jogo de futebol tenha transcorrido em clima tão agressivo de todas as partes, que, além da denúncia de racismo, protagonizaram desrespeitos mútuos, agressividades e xenofobia."


 
Ramirez Bahia Bruno Henrique Flamengo

Leia também

CBF promove programa de doações ao Rio Grande do Sul com Vinicius Júnior


Van Dijk fala sobre futuro no Liverpool: “Uma grande transição”


Crystal Palace atropela Manchester United pela Premier League


Raniele admite posição de liderança no Corinthians: “Bem tranquilo”


Estêvão marca de pênalti e revela inspiração em Veiga: “Um exemplo”


Al-Hilal vence clássico contra Al-Ahli e encaminha título saudita