Tudo o que você precisa saber sobre a EFL Championship - Getty Images
VEM COM TUDO!

Esquenta EFL Championship! Tudo o que você precisa saber sobre a 2ª divisão da Inglaterra

O tradicional campeonato vem ganhando cada vez mais espaço no cenário europeu, com times organizados e grandes promessas

Marcello Sapio Publicado em 27/08/2020, às 12h00

Cada vez mais a EFL Championship vem ganhando espaço no cenário do futebol europeu, e também no Sul-Americano.

Com times competitivos e tradicionais na Inglaterra, a liga já conta com uma legião de fãs, e crescem exponencialmente.

Show Player

Em um formato diferente do que é visto aqui no Brasil, a EFL Championship é um campeonato que sempre entrega muita emoção e grandes partidas.

Tendo o Leeds United, de Marcelo "el Loco" Bielsa, como o atual campeão, várias equipes prometem muito nesta temporada.

Com um início previsto para o dia 12 de setembro, o SportBuzz preparou um esquema para você ficar por dentro desse torneio mais que promissor:

FORMATO

Estádio do Brentford nos playoffs da última temporada (Crédito: Getty Images)

 

Como dito, o formato da EFL Championship é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver na 2ª divisão do Brasileirão, por exemplo.

A começar, o números de times é maior. Ao todo, são 24 equipes que jogam entre si em dois turnos, não necessariamente espelhados, como é aqui no Brasil.

Ou seja, essa "primeira parte" do campeonato tem 46 rodadas. Nessa fase é que são definidos os três times rebaixados, além do campeão e dos dois primeiros times que conseguem o acesso à Premier League.

A "segunda fase", que é chamada de playoffs, é tida por muitos como a melhor parte da competição. 

Isso porque os times que ficaram entre 3º e 6º lugar se enfrentam pela última vaga. Sendo que o de melhor campanha (3º) pega o sexto (6º), o outro confronto é entre o 4º e o 5º.

A partir daí, os vencedores duelam na "final" dos playoffs, que vale a última vaga para a Premier League. Todos os jogos são ida e volta e nessa decisão, tem até medalha e troféu.

PUNIÇÃO

Sheffield Wednesday começará a competição com menos 12 pontos (Crédito: Getty Imagens)

 

Um fato que acontecerá nesta edição é que uma das equipes mais tradicionais da Inglaterra, o Sheffield Wednesday, começará a competição com 12 pontos negativos em decorrência de irregularidades na venda de um de seus jogadores.

 

TIMES REBAIXADOS PARA A EFL CHAMPIONSHIP

NORWICH CITY

Norwich City foi o lanterna da Premier League na última temporada (Crédito: Getty Images)

 

O time, que tem jogadores experientes como por exemplo o goleiro holandês Tim Crull, acabou sendo o último colocado, com apenas 21 pontos conquistados e mais de 70 gols sofridos.

Eles contam com a experiência de seus jogadores para tentar voltar para a elite inglesa o mais rápido possível, mas enfrentará uma forte concorrência.

BOURNEMOUTH

Bounemouth lutou mas não evitou o rebaixamento (Crédito: Getty Images)

 

O Bournemouth é outra equipe que fez uma Premier League abaixo do que se esperava. Lutando até a última rodada, os rubro-negros acabaram sendo rebaixados com 34 pontos.

Um lado que coloca esperança para o torcedor é o lado financeiro. Isso porque o clube vendeu o seu principal destaque Nathan Aké para o Manchester City por uma boa bolada.

WATFORD

Watford, com um time estrelado, acabou rebaixado (Crédito: Getty Images)

 

Com jogadores badalados, como por exemplo o goleador Deeney, o atacante Welbeck e a joia brasileira João Pedro, o Watford não entregou tudo o que prometia e caiu com os mesmos 34 pontos do Bournemouth.

Esses mesmos jogadores, mesmo sondados por times da elite, se ficarem, colocam os "alces" como um dos favoritos para subir.

 

TIMES PROMOVIDOS PARA A EFL CHAMPIONSHIP

COVENTRY CITY

Coventry City foi o campeão da League One, a 3ª divisão inglesa (Crédito: Getty Images)

 

Sabemos que, sempre no caso das equipes promovidas, o objetivo principal é permanecer. Para o Coventry City, não poderia ser diferente, porém, tem tradição para vôos mais altos.

O time foi o campeão da EFL League One, que é a terceira divisão nacional, na temporada passada. 

O clube, até 2001, disputava a Premier League e nunca havia sido rebaixado, ostentando o fato juntamente com Everton, Liverpool e Arsenal, na época.

Porém, depois da queda, nada voltou a ser como era antes e, em 2012, caiu, pela primeira vez na história, para a terceira divisão. Chegando até a cair para a 4ª divisão. Mas em 2020 está de volta à segundona, buscando voltar aos tempos glórios

ROTHERHAM UNITED

O time alvirrubro conseguiu o acesso ficando com o vice (Crédito: Getty Images)

 

O time de South Yorkshire é mais humilde que o Coventry, sem nunca ter disputado a Premier League em sua história.

O Rotherham, nas últimas temporadas, fez um verdadeiro ioiô entre a segunda e a terceira divisão, caindo em 2017, subindo em 18, caindo em 19 e, agora, subindo em 2020.

Com 95 anos de história, o time busca o acesso inédito para a elite inglesa.

WYCOMBE WANDERES

O carismático time debuta na segundona inglesa em 113 anos de história (Crédito: Getty Images)

 

Talvez, entre as histórias dos 24 clubes, a do Wycombe Wanderes seja a mais interessante. É a primeira vez que o clube disputa a segunda divisão inglesa, sendo o time "debutante" da edição.

Além disso, o time conta com um dos jogadores mais carismáticos do futebol inglês: Adebayo Akinfenwa. O  jogador inglês, de origem nigeriana, ficou famoso pela sua forma física, chegando a ganhar o apelido de "o jogador mais forte do mundo".

Aos 38 anos, ele foi o artilheiro do time da League One. Além disso, ganhou repercussão internacional ao brincar com Jurgen Klopp e receber um convite do próprio treinador para participar do desfile do Liverpool.

 

PRINCIPAIS APOSTAS PARA A TEMPORADA

BRENTFORD

Brentford bateu na trave na última temporada (Crédito: Getty Images)

 

O tradicional time inglês está a muito tempo na segunda divisão inglesa, mas sempre no meio da tabela. 

Na última temporada, foi o terceiro colocado na "primeira fase", acabou perdendo na final dos playoffs para o Fullham, em um jogo aberto e muito disputado.

Com um treinador jovem e promissor, o Brentford é um dos favoritos para voltar a Premier League, posto que não ocupa desde a temporada de 1992/93.

NOTTINGHAM FOREST

O bicampeão da Champions League busca voltar aos tempos de glória (Crédito: Getty Images)

 

Com toda certeza, o Nottingham Forest é o time mais vencedor da EFL Championship.

O clube tem nada mais que um título da Premier League, uma Copa da Inglaterra e duas Champions League. Isso mesmo, o principal torneio de clubes da Europa.

Isso aconteceu na década de 70, com um super time comandado por Brian Clough. Porém, nunca mais o time conseguiu repetir os feitos da "era de ouro".

Em queda livre, o Forest chegou até a cair para a terceira divisão, mas está se recuperando e por pouco não se classificou para os últimos playoffs.

Para todo fã de futebol, a volta do Nottingham para a Premier League, que não acontece desde 1999, pode significar o retorno do clube às velhas conquistas.

CARDIFF CITY

Cardiff City tem experiência em disputar a Premier League (Crédito: Getty Images)

 

O time, que fica sediado na cidade de Cardiff, no País de Gales, é filiado a Federação Inglesa e não disputa o Campeonato Galês.

Com duas passagens na Premier League na década (temporadas de 2013/14 e 2018/19), o time galês vem chegando nas pontas da Championship e sempre é colocado como um dos favoritos, seja para o acesso, como para o título.

Na última temporada, acabou na 5ª colocação, com 73 pontos e uma ótima campanha, mas acabou caindo na semifinal dos playoffs para o Fullham, time que conseguiu o acesso.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

 

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Leicester EFL Championship Premier League Campeonato Inglês Leeds United

Leia também

LALIGA: Lewandowski crava hat-trick pelo Barcelona e faz promessa


Emiliano Díaz publica despedida do Vasco: “Para sempre”


Cássio desabafa após perda da vaga, mas garante: "Que líder eu seria…"


John Kennedy se pronuncia após afastamento por indisciplina: "Não foi…"


São Paulo x Palmeiras: Zubeldía explica esquema e elogia a torcida


Após suspensão, Gabigol é liberado a jogar pelo Flamengo