Jesualdo Ferreira chegou no início deste ano para substituir Sampaoli - GettyImages
DEMITIDO!

Contratado para substituir Jorge Sampaoli e caos político: Relembre a passagem de Jesualdo Ferreira pelo Santos

Treinador deixou o comando do Peixe nesta quarta-feira, 5, após a eliminação no Campeonato Paulista

Lucas Miluzzi Publicado em 05/08/2020, às 16h58 - Atualizado às 18h03

Jesualdo Ferreira foi contratado pelo Santos no final do ano passado, mais especificamente no último dia 23 de dezembro de 2019. O treinador chegou com a responsabilidade de substituir Jorge Sampaoli, que fez uma excelente campanha com o Peixe no último Campeonato Brasileiro. 

Sua chegada foi festejada por muitos, até porque o português possuía uma série de passagens positivoas por equipes importantes da Europa como Panathinaikos, da Grécia, além de Porto, Benfica e Braga, os três são equipes grandes de Portugal. 

Ou seja, se esperava que Jesualdo conseguisse implementar seu trabalho em um time que estava em alta e entrosado. No entanto, após sua chegada, foi ficando claro que as coisas não seriam muito fáceis para o técnico, pois o Santos estava vivendo uma grave crise econômica e muitos atletas importantes acabaram deixando a equipe. 

As peças de reposição acabaram não sendo as melhores, o treinador teve dificuldade para achar uma equipe titular e não conseguiu repetir o mesmo desempenho de Sampaoli, em 2019. Mesmo assim, o português acabou deixando o Peixe em uma situação confortável na Libertadores. 

No entanto, o que ocasionou sua demissão foi a irregularidade do time na primeira fase do Campeonato Paulista e a precoce eliminação para a Ponte Preta, ainda nas quartas de final da competição.  Além disso, depois da volta do futebol, o Peixe não conseguiu vencer nenhum jogo. 

CONFIRA O RETROSPECTO DE JESUALDO NO PAULISTÃO: 

No Campeonato Paulista, o português realizou 13 jogos e, na primeira fase da competição, acabou indo bem. Com 16 pontos conquistados em 12 jogos disputados, o Santos ficou na primeira posição do Grupo A na frente da Ponte Preta. 

Porém nas quartas de final, a situação foi diferente. O Peixe até saiu na frente e estava fazendo uma boa partida diante da Macaca. Mas após a expulsão de Marinho, o Santos viu os rivais virarem o confronto e se classificarem para as semifinais do Paulista. 

CONFIRA O RETROSPECTO DE JESUALDO NA LIBERTADORES: 

Na maior competição de clubes da América, o treinador venceu os dois jogos em que comandou o Santos. Apesar de não apresentar o melhor futebol, o Peixe venceu o Defensa y Justicia, na Argentina, e o Delfín, na Vila Belmiro. Com as vitórias chegou a seis pontos e se tornou líder do grupo G. 

RETROSPECTO GERAL DE JESUALDO FERREIRA NO SANTOS: 

Apesar de não ter conseguido colocar o Santos mais adiante no Campeonato Paulista, o treinador teve uma série de empecilhos durante sua passagem. O que mais atrapalhou o português foi a gestão do vestiário, a comunicação com a diretoria e também a crise interna no clube. 

O caos político que o Peixe vive fora dos gramados acabou se espalhando para o gramados. Principalmente depois de alguns atrasos salariais, além da saída de jogadores importantes como Victor Ferraz, Eduardo Sasha, além Everson. 


5 itens que todo torcedor do Santos precisa ter!

1- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/32uyv6G

2- Jogo com 2 Baralhos do Santos na Lata - https://amzn.to/2BkYzp7

3- Camisa Umbro Santos 2018 - https://amzn.to/31x4p1n

4- Garrafa do Santos com Canudo Retrátil  - https://amzn.to/31oCIYh

5- Necessaire Santos - https://amzn.to/32EVlbK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Jesualdo Ferreira Santos Campeonato Paulista Campeonato Brasileiro Jesualdo Ferreira

Leia também

CBF divulga áudio do VAR em gol anulado do Palmeiras: “É no ombro?”


Foden é eleito melhor jogador da Inglaterra e ganha elogios de Guardiola


Klopp põe ponto final em discussão com Salah: “Se não nos conhecêssemos…”


Reação bizarra de Thomas Müller após gol de Vinicius Jr viraliza; veja


Luiz Gustavo comemora retorno e projeta futuro no São Paulo


Treinador do Arsenal coloca ponto final em futuro de Gabriel Jesus: “Não…”