Ano da redenção? Veja como São Paulo pode fazer de 2020 o ano para 'sair da fila' - Transmissão YouTube
ESPECIAL SPORTBUZZ!

Ano da redenção? Veja como São Paulo pode fazer de 2020 o ano para 'sair da fila'

Equipe comandada por Fernando Diniz está vivendo um ano cheio de altos e baixos e próximo do título brasileiro

Izabella Macedo Publicado em 25/11/2020, às 16h33

Como diz Galvão Bueno, "Haja coração" para os torcedores do São Paulo neste ano de 2020!

O Tricolor iniciou a temporada bem, a era Diniz dava indícios de que seria mais um bom momento da equipe do Morumbi. 

Porém, as coisas começaram a complicar depois da eliminação do time no Campeonato Paulista diante do Mirassol, onde perdeu o único jogo das quartas de final por 3 a 2.

O resultado não agradou em nada a torcida, que foi quase que imediatamente para a porta do CT da Barra Funda protestar contra os jogadores, diretoria e especialmente ele, Fernando Diniz.

Logo depois, a equipe foi eliminada da Libertadores ainda na fase de grupos e isso colocou ainda mais lenha no fogueira.

A partir desse momento, o Tricolor paulista viveu verdadeiros altos e baixos, dando esperança ao torcedor, mas ao mesmo tempo deixando algumas incertezas pelo caminho.

Diante disso, o SportBuzz preparou um retrospecto do ano do São Paulo até aqui para saber se a equipe do Morumbi lembrará desse 2020 como o ano em que 'Saiu da fila' e também do 'Quase' para finalmente libertar o grito de 'É campeão'. Confira:

Copa Sul-Americana

Luciano após a eliminação do São Paulo na Sul-Americana (Crédito: GettyImages)

 

O São Paulo caiu no torneio diante do Lanús, da Argentina, pela segunda fase da Copa Sul-Americana.

Depois de sair perdendo no primeiro tempo por 2x1, a equipe virou o jogo nos minutos finais, aos 42 e 45 do segundo tempo, mas levou o terceiro gol nos acréscimos e deu adeus ao torneio Sul-Americano pelo critério de gols fora de casa, já que perdeu por 3 x 2 na Argentina no jogo de ida. 

Sem conquistar um título desde 2012, quando venceu justamente a Copa Sul-Americana, naquele momento o Tricolor perdeu seu 33º campeonato consecutivo, sendo o 25º em torneio de mata-matas.

Copa do Brasil

Jogadores do São Paulo depois de venceram o Flamengo (Crédito: GettyImages)

 

O Tricolor tem um bom retrospecto para se agarrar agora que está disputando as quartas de final da Copa do Brasil.

Em toda a sua história, o clube só foi eliminado três vezes depois de vencer o primeiro jogo do mata-mata fora de casa e desde então, são 31 classificações.

A última vez que o São Paulo deixou a competição depois de vencer o primeiro duelo fora de casa em um confronto eliminatório foi na terceira fase da Copa do Brasil de 2014.

Na oportunidade, o Tricolor venceu o Bragantino por 2 a 1, em Ribeirão Preto, no jogo de ida, mas perdeu por 3 a 1 no Morumbi.

O time levou a melhor em 31 mata-matas em toda sua história depois de vencer o primeiro jogo da disputa fora de casa. O levantamento realizado pelo Acervo Histórico do São Paulo não considera disputas em melhor de três.

Na Copa do Brasil, o São Paulo só teve a eliminação para o Bragantino nesta condição. Em outras dez oportunidades o clube avançou de fase.

O retrospecto do São Paulo em mata-mata neste ano, porém, não é animador. Em seis jogos, são duas vitórias, dois empates e duas derrotas. 

Agora, a equipe comandada por Fernando Diniz tem o Grêmio pela frente no dia 23 de dezembro para dar mais um importante passo na busca pelo título inédito da competição nacional.

Campeonato Brasileiro

São Paulo é um forte concorrente para vencer o Brasileirão 2020 (Crédito: GettyImages)

 

Invicto há 12 jogos e com dois pontos atrás do líder Atlético-MG além dos três jogos a menos, o São Paulo é o grande favorito ao título do Brasileirão 2020 segundo o site Chance de Gol, que faz os cálculos com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota para os jogos ainda não realizados. 

Depois da 22ª rodada, o time do técnico Fernando Diniz, mesmo com o empate em casa contra o Vasco, viu sua chance de ser campeão subir de 42,5% para 54,5%, aumentando ainda mais a diferença em relação aos rivais. 

O líder Atlético-MG, que não vence há duas rodadas, caiu de 33,2% para 15,8% depois de empatar com o Ceará em 2 x 2.

Já o Flamengo, que chegou a ter 50% de título depois da última rodada do 1º turno, tem agora 9,6% de título segundo as estatísticas do site. 

O Internacional, que não vence há quatro jogos e que liderou o campeonato por algumas rodadas no final do 1º turno, tem agora apenas 3,6% de chance, atrás do rival Grêmio, que está 5 pontos atrás do Galo (com um jogo a menos) e com 6,8% de chance. 

O Palmeiras, que perdeu para o Goiás na última rodada, tem agora 6,6% contra 9,3% da rodada anterior. Já o Fluminense aparece agora com 2,7% de chance.

O site calcula que quem chegar aos 88 pontos tem 100% de chance de ser campeão. Com 82 pontos, o site dá 99,9% de chance de título. 

Já com 78 pontos o site calcula 95% de chance de título. Ao final dessa 22ª rodada, o Atlético-MG lidera com 39 pontos. Para chegar aos 78 pontos, precisaria do dobro de pontos em 16 jogos (81,3% de aproveitamento).

Hoje, o São Paulo tem o maior aproveitamento (64,9%), seguido por Atlético-MG e Flamengo (59,1%). 


sul-americana Copa do Brasil Campeonato Brasileiro São Paulo Libertadores Brasileirão

Leia também

São Paulo e Palmeiras fazem clássico sem gols no Brasileirão


Ronaldo concretiza venda de SAF do Cruzeiro e se despede: “Dever cumprido…”


Revelado pelo Grêmio, atacante comemora retorno após lesão: “Muito feliz”


Gum fala sobre aposentadoria, família e trajetória no futebol


Abel Ferreira e diretor do São Paulo fazem as pazes antes do Choque-Rei


Jornal expõe condição de Vitor Roque para ser emprestado pelo Barcelona