Brasil perde para a Alemanha e não se classifica para os Jogos Olímpicos - Getty Images
BRASIL DE FORA!

Relembre as últimas vezes que a Seleção Brasileira de Basquete Masculino ficou de fora das Olimpíadas

O Brasil foi à final do pré-olímpico contra a Alemanha, mas acabou derrotado e ficou de fora do Jogos Olímpicos

Gabriel Soria Publicado em 06/07/2021, às 12h44

No último domingo, 4, a Seleção Brasileira de Basquete Masculino foi dominada e derrotada pela Alemanha na final do pré-olímpico e não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos. A derrota marcou, mais uma vez, a ausência do Brasil na modalidade.

Show Player

Por ser o país sede nas últimas Olimpíadas, em 2016, o Brasil não precisou se classificar em nenhuma modalidade e tinha o direito de participar em todas. Ainda assim, no torneio, a Seleção Brasileira foi eliminada ainda na fase de grupos.

A última vez que o basquete masculino do Brasil teve uma atuação competitiva nas Olimpíadas, foi em 2012, que conseguiu passar da fase de grupos, mas ainda assim foi eliminado nas quartas de final contra a Argentina por 82x77.

Relembre outras vezes que o Brasil não se classificou para os Jogos Olímpicos

 

1. Sydney - 2000

Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o Brasil teve sua primeira ausência em Olimpíadas no novo milênio. Com um desempenho no pré-olímpico extremamente fora do esperado, a Seleção Brasileira só conseguiu duas vitórias e, consequentemente, ficou em sexto lugar, quatro posições abaixo da classificação.

Na ocasião, em 1999, a seleção de basquete masculino viu os EUA e o Canadá se classificarem em busca de mais medalhas olímpicas.

 

2. Atenas - 2004

Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Brasil também não participou. Mais uma vez, a seleção acabou deixando a desejar e ficou em sétimo lugar no pré-olímpico. 

O início foi bom, com três vitórias em quatro jogos, mas depois de vencer a República Dominicana por 104x72, o Brasil perdeu uma sequência de quatro jogos, e viu EUA, Argentina e Porto Rico se classificarem. Em Atenas, a Argentina surpreendeu e bateu os americanos na semifinal, conquistando o ouro na final contra a Itália.

 

3. Pequim - 2008

A Seleção Brasileira de Basquete Masculino também não conseguiu sua classificação para os Jogos Olímpicos que aconteceram em Pequim, na China. Naquela oportunidade, o Brasil precisava brigar com mais 12 seleções no torneio pré-olímpico mundial para conseguir a vaga e não teve sucesso.

O torneio contava com quatro seleções da Europa, três das Américas, duas da África, duas da Ásia e uma da Oceania, e foi dominado pelos europeus, que conseguiram preencher as três vagas com Grécia, Alemanha e Croácia.

Os Jogos Olímpicos têm data de início marcada para o dia 23 de julho e as seleções classificadas para disputar a medalha no basquete masculino são: Eslovênia, Itália, Alemanha, República Tcheca, Japão (país sede), Espanha, Argentina, França, Austrália, Estados Unidos, Nigéria e Irã.


Comitê Olímpico Brasileiro Basquete Jogos Olímpicos Brasil Olimpíadas Comitê Olímpico Internacional

Leia também

Joel Embiid revela decepção com torcedores dos 76ers: “Desapontado com…”


NBA: Kawhi Leonard não tem previsão de volta aos Clippers após lesão


Donovan Mitchell faz duro alerta sobre o Cavaliers nos playoffs: “Nós não…”


NBA: Técnico do Minnesota Timberwolves sofre lesão após ser atropelado


Luka Doncic revela estar decepcionando Kyrie Irving: “Eu só preciso…”


Timberwolves varrem Suns e avançam nos playoffs da NBA