Kareem Abdul-Jabbar, seis vezes campeão da NBA - GettyImages
NBA

NBA anuncia criação do Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social

Liga promove premiação que vai escolher o jogador mais ativo na luta pelos direitos humanos

Redação Publicado em 13/05/2021, às 16h28 - Atualizado às 16h29

Nesta quinta-feira, 12, a NBA anunciou a criação do Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social, para reconhecer os jogadores da liga de basquete que usam sua influência no esporte para dar voz à luta pelos direitos humanos em busca de igualdade, respeito e inclusão social.

“Estou honrado e grato por estar associado a este prêmio que reconhecerá as pessoas dedicadas e altruístas, lutando para promover a justiça social para todas as pessoas marginalizadas”, declarou Abdul-Jabbar, no comunicado divulgado pela NBA.

Show Player

Uma das lendas da NBA, Kareem é seis vezes campeão da liga e membro do Hall da Fama. Engajado na luta por justiça social, ele carrega o nome do prêmio que dará ao vencedor o direito de escolher uma organização para receber uma doação de US$ 100 mil. Além disso, cada finalista poderá selecionar uma instituição para receber US$ 25 mil.

“Para mim, é mais um passo gigante, na direção certa para o país e todas as pessoas que valorizam a igualdade. Além de ser um dos nossos maiores jogadores, Kareem Abdul-Jabbar dedicou grande parte de sua vida a defender a igualdade e a justiça. Com este novo prêmio, nós temos orgulho de reconhecer e celebrar os jogadores da NBA que estão usando sua influência para causar impacto em suas comunidades e nossa sociedade em geral”, disse o comissário da liga, Adam Silver.

Introducing the Kareem Abdul-Jabbar Social Justice Champion Award, a new annual honor that will recognize a current NBA player for pursuing social justice and upholding the league’s decades-long values of equality, respect and inclusion. pic.twitter.com/a0A7xqg6uU

— NBA (@NBA) May 13, 2021

Cada uma das 30 franquias deve nomear um jogador de seu elenco para ser indicado ao prêmio. Os finalistas e o vencedor serão selecionados por um comitê, que divulgará os nomes durante os playoffs.


Kareem Abdul-Jabbar NBA

Leia também

NBA: Mark Daigneault, do Thunder, é eleito melhor treinador da temporada


NBA: Jalen Brunson estabelece novo recorde de pontos em playoffs dos Knicks


NBA: Bucks confirma ausência de Antetokounmpo e Lillard para jogo 4


Kevin Durant revela o que sente sobre vaias nos playoffs: “Esperam muito…”


NBA: LeBron James ‘humilha’ Nikola Jokic em roubada de bola; veja


NBA: Lakers evitam varrida em domínio amplo sobre Nuggets; OKC abre 3