Lebron James sendo marcado por Stephen Curry nas finais entre Cleveland Cavaliers e Golden State Wariorrs - Getty Images
NBA

Como era o mundo na última vez em que Lebron e Curry não estavam nas finais?

A temporada de 2021 não contará com a presença dos dois craques nas finais, e a última vez que isso ocorreu foi em 2010!

Vinicius Barbosa de Lima Publicado em 08/06/2021, às 06h55

Os playoffs de 2021 da NBA estão pegando fogo! Novos craques como Luka Doncic, Trae Young e Devin Booker vêm tendo o protagonismo, o timaço do Brooklyn Nets com Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden demonstrando que o investimento é para valer um título e franquias novas ou que permaneceram de fora da briga por um anel por um tempo, com chances de chegar às finais depois de muito tempo! 

Show Player

Mas sem sombra de dúvidas a maior mudança da temporada atual para as últimas na década é a ausência nas finais de Lebron James e Stephen Curry. Os dois estiveram, tanto como adversários quanto separados, incessantemente nas finais desde 2011, quando James ainda estava no Miami Heat, enfrentando o Dallas Mavericks, e Curry começava a surgir como um grande jogador pelo Golden State Warriors. 

Sendo assim, a temporada de 2010 foi a última sem os dois como finalistas. Então, relembre como era o mundo nessa distante época! 

Saints no Super Bowl XLIV

Após o furacão Katrina, em 7 de fevereiro de 2010 ocorria o confronto entre os New Orleans Saints e Indianapolis Colts, para decidir o campeão da NFL na temporada 2009-2010. O time de Nova Orleans saiu vitorioso por um placar de 31-17, ganhando seu primeiro título. Eles foram para o intervalo perdendo por 10-6, mas voltaram a campo com um surpreendente onside kick. Drew Brees foi o MVP das finais no Sun Life Stadium, em Miami. 

Drew  Brees e Sean Payton com o troféu do Super Bowl XLIV - Créditos / Getty Images

 

Lebron trocava Cleveland por Miami

Com toda certeza, a transferência que mais abalou o mundo das quadras foi a ida de Lebron James para o Heat, formando um big 3 com Dwayne Wade e Chris Bosh. 'The Decision', como foi chamado pela mídia na época, atraiu todos os olhares e rendeu um evento pela ESPN,  onde James iria revelar sua decisão.

Estavam na briga pelo craque o New York Knicks, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers afim de reassinar, Miami Heat, New Jersey Nets e Los Angeles Clippers.  

Fãs do Miami Heat acompanham o evento 'The Decision' - Créditos / Getty Images

 

Copa do Mundo da África do Sul

Tsaminamina eh eh, Waka Waka eh eh... com toda certeza os fãs de futebol vão lembrar dessa letra! A Copa de 2010 foi marcante, tanto pelo carisma quanto pelo nível de jogo! A seleção espanhola, que tinha como base o Barcelona de Guardiola e o Real Madrid, foi campeã com um estilo de jogo encantador inspirada no "Tiki Taka", ou seja, no amplo domínio pela posse de bola. 

Iniesta marca o gol da vitória na final da Copa do Mundo de 2010 - Créditos / Getty Images

 

A Inter da Champions e o Inter da Libertadores

Na América, o campeão da glamurosa Copa Libertadores em 2010 era o Internacional de Porto Alegre, superando o Chivas Guadalajara, e tendo a coroação de melhor defesa, juntamente do São Paulo.

Já na Europa, a Internazionale de Milão de craques como Diego Milito, Samuel Eto'o, Javier Zanetti, Sneijder, entre outros,  e treinado por Jose Mourinho, superou o forte time do Bayern de Munique.

Ambos foram para o Mundial de Clubes da FIFA, mas o Inter brasileiro ficou pelo caminho, perdendo para o TP Mazembe do Congo. A Inter italiana enfrentou o time africano na final, e sagrou-se campeã vencendo por 3-0 no tempo regular. 

Internazionale de Milano campeã da UEFA Champions League em 2010 - Créditos / Getty Images

 

Lakers e Celtics nas finais

Como já mencionado, a última final da NBA sem Lebron e Curry não poderia ser mais emblemática: os dois maiores campeões da história da liga se encontraram em uma série que foi decidida no jogo 7.

Os Lakers tinham um grande time: uma dupla dinâmica de Kobe Bryant e o espanhol Pau Gasol, um elenco extremamente competitivo e um dos maiores treinadores da história do basquete, Phil Jackson. E ainda defendiam a coroa de campeão, buscando um back-to-back (segundo título em sequência).

Do outro lado, o Boston Celtics (que já havia levado a melhor sobre LA em outra final, no ano de 2008) tinha um trio amedrontador: Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen, além do jovem armador Rajon Rondo. Como técnico, Doc Rivers buscava seu segundo título pela franquia, e caso vencesse os Lakers na segunda ocasião, iria ter um passo a frente da ferrenha rivalidade entre as equipes. 

Mas o palco foi de Kobe, que foi o MVP das finais na ocasião e venceu seu 5° título pela franquia de Los Angeles, se fixando na lista de lendas dos Lakers.

 

Kobe Bryant arremessando lance livre contra o Boston Celtics - Créditos / Getty Images

 

Bônus: O celular popular da época era... 

O Iphone 4! Sim, o celular que foi o primeiro celular da Apple para muitos, era o mais popular na última vez que não tinhamos o papai Lebron e o chef Curry nas finais da NBA... bateu uma nostalgia?


 

LeBron James Stephen Curry Lebron Curry Finais NBA Kobe Bryant Kevin Garnett Playoffs

Leia também

NBA: Patrick Beverley perde a razão e joga bola em torcedora dos Pacers


FIBA revela possível manipulação de resultados no NBB; entenda


NBA: Pacers surpreendem e despacham Bucks nos playoffs


NBA: rumores apontam que Devin Booker pode estar de saída dos Suns


Jayson Tatum desabafa após Celtics eliminar Heat: “Aprendeu com erros…”


Relatório do jogo 5 entre 76ers e Knicks aponta erro de arbitragem decisivo