Elgin Baylor, ex-jogador da NBA - GettyImages
LUTO!

Elgin Baylor, lenda do Los Angeles Lakers, morre aos 86 anos por causas naturais

Ex-jogador da NBA tem a camisa 22 aposentada e estátua em sua homenagem em frente ao Staples Center

Redação Publicado em 23/03/2021, às 06h46

Nesta segunda-feira, 23, a NBA perdeu mais uma de suas lendas depois do anúncio da morte de Elgin Baylor, ídolo dos Lakers por causas naturais. O ex-jogador estava em sua casa, na cidade de Los Angeles com sua esposa, Elaine, e a filha, Krystal quando tudo aconteceu.

Após a confirmação, a franquia divulgou um comunicado lamentando o falecimento de mais uma estrela.

Elgin Baylor: Forever part of our Lakers Family. pic.twitter.com/zcRhVUSSmx

— Los Angeles Lakers (@Lakers) March 22, 2021

"Elgin foi o superstar da sua época. Suas condecorações falam por si. Foi um dos poucos jogadores cuja carreira durou de Minneapolis a Los Angeles. Mas mais importante, foi um homem muito íntegro, serviu ao exército americano como reservista e chegou a jogar pelos Lakers durante suas folgas de sim de semana. É um dos ídolos dos Lakers, com a camisa 22 aposentada e a estátua em frente ao Staples Center. Eles será para sempre parte do legado dos Lakers. Em nome de toda a família da franquia, deixo meus pensamentos, orações e condolências a Elaine e à família Baylor", disse a presidente da franquia, Jeannie Buss.

Carreira

Nascido em Washington, o jogador da Universidade de Seattle foi a primeira escolha do Draft de 1958, pelos Lakers. Ele foi o Calouro do Ano escolhido naquela temporada e atuou por toda a carreira profissional na franquia, desde a época em que a equipe ainda era sediada em Minneapolis, no Minnesota.

Ele inclusive, presenciou a mudança para Los Angeles, na temporada 1960-61.

O principal momento de sua carreira foi nas finais da temporada 1961-62. No jogo 5 contra o Boston Celtics, Baylor marcou 61 pontos e pegou 22 rebotes, performance que garantiu a vitória e a liderança provisória da série aos Lakers.

Até hoje, essa segue sendo a pontuação recorde de um único jogador em uma partida de finais e ainda não foi batida.

Entre os anos 50 e 70, Baylor foi onze vezes all-star e acabou tendo a camisa 22 aposentada pela franquia. Em 1977, teve seu nome incluindo no Hall da Fama e em 2018, ganhou uma estátua no Staples Center.

Ele se aposentou das quadras em 1972, por problemas no joelho. Naquela temporada, os Lakers seriam campeões, e Baylor receberia o anel da franquia, o único da sua carreira.

Pelas redes sociais, alguns famosos se manifestaram lamentando a perda do ídolo.

RIP to the NBA’s first high flyer, Lakers Legend, & Hall of Famer Elgin Baylor. Before there was Michael Jordan doing amazing things in the air, there was Elgin Baylor! A true class act and great man, I’ll always appreciate the advice he shared with me when I first came into the pic.twitter.com/khPRc73gqW

— Earvin Magic Johnson (@MagicJohnson) March 22, 2021

"RIP para o primeiro grande passageiro da NBA, Lakers Legend, e Hall of Famer Elgin Baylor. Antes de Michael Jordan fazer coisas incríveis no ar, havia Elgin Baylor! Um verdadeiro ato de classe e um grande homem, sempre apreciarei o conselho que ele compartilhou comigo quando entrei pela primeira vez", escreveu Magic Johnson.

Our game lost a pillar today. Rest in Power to the great Elgin Baylor 🙏🏾

— Chris Paul (@CP3) March 22, 2021

"Nosso jogo perdeu um pilar hoje. Descanse no poder para o grande Elgin Baylor", desehou Chris Paul.

Losses like the one we suffered today I can’t put into words. Our love to Elaine & the family #RIP Rabbit aka Elgin Baylor. I love you my friend #ElginBaylor pic.twitter.com/qT34sXE05T

— TheBillRussell (@RealBillRussell) March 22, 2021

"Perdas como a que sofremos hoje, não consigo expressar em palavras. Nosso amor por Elaine e a família #RIP Rabbit aka Elgin Baylor. eu te amo meu amigo", publicou Bill Russell.


 
 
 
 
 
Los Angeles Lakers Elgin Baylor NBA

Leia também

Com futuro incerto, LeBron James marca presença em Cleveland


NBA: Boston encaminha classificação e Thunder põe fogo na série


Nikola Jokic é sincero sobre MVP da NBA: “Prefiro ser campeão”


NBA: Mavericks retomam vantagem contra OKC nos playoffs


NBA: Nuggets vencem primeira na série contra os Wolves


Luka Doncic é interrompido por motivo inusitado em coletiva; confira