Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / FISIOCULTURISMO

Treinador de fisiculturistas relata preparo para grandes competições da modalidade

Fabricio Pacholok comenta que, para quem sonha ser campeão, são necessários muitos anos de entrega a esse estilo de vida

Jéssica Chalegra Publicado em 26/01/2023, às 12h03 - Atualizado em 27/01/2023, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ramon Dino e Fabrício Pacholok - Foto: Arquivo pessoal
Ramon Dino e Fabrício Pacholok - Foto: Arquivo pessoal

O fisiculturismo é um esporte focado no desenvolvimento, definição e simetria muscular. E, para a prática, existem grandes competições e eventos. Podemos citar como exemplo o Mr. Olympia e o Arnold Classic Ohio, as maiores competições da categoria. Porém, para participar dessas disputas é necessário um enorme preparo.

O treinador Fabricio Pacholok define o fisiculturismo como uma maratona, e não uma corrida de 100 metros. Ele comenta que, para um atleta de fisiculturismo participar das competições, são necessários, em média, 10 anos de treino para construir o corpo exigido nas disputas.

“A maturidade muscular é algo muito importante nos campeonatos. É aquela musculatura com separações muito profundas, detalhes entre um feixe muscular e outro muito visíveis. Para isso, são necessários muitos anos de treino pesado e dieta rigorosa”, disse.

“Para alguém que sonha em ser um campeão do mundo, o ideal é iniciar no final da adolescência e treinar continuamente. Seu auge se dará entre os 30 e 40 anos. Mas, temos casos de atletas campeões do Mr. Olympia próximos aos 50 anos, ou atletas que começaram a treinar depois dos 50, e conseguiram feitos incríveis dentro de categorias master. Existem também atletas competindo em categorias com mais de 60 anos”, completou.

O treinador pontua que todo esporte de alto nível é perigoso. O atleta dedica 100% de suas atividades físicas para ter o melhor resultado, e nesse esforço há risco de lesão. Por isso, existe uma série de cuidados para que os fisiculturistas não se machuquem.

“Nós temos períodos de treinos mais intensos e períodos regenerativos, que acontecem para que os músculos e as articulações se recuperem. Também utilizamos técnicas com massagem, osteopatia e quiropraxia pelo menos duas vezes por semana. Além disso, os atletas têm uma dieta adequada e fazem uso de suplementos alimentares que aceleram o processo de recuperação. O sono adequado também é um dos cuidados fundamentais para isso”, explicou.

“Eu tenho um atleta, o Ramon Dino, que ano passado foi vice campeão do Arnold Classic Ohio e do Olympia. Em cinco semanas ele volta a competir no Arnold, e é o favorito ao título. As duas principais categorias do fisiculturismo hoje são a Open e a Classic. No ano passado tive três atletas na Classic e dois Open classificados para o Mr. Olympia. Sou o treinador brasileiro que teve o primeiro título dentro do circuito profissional com um atleta sendo campeão de um show na Open, o Rafael Brandão. E tive o primeiro atleta sendo campeão na Classic, o Gabriel Zancanelli”, concluiu.