Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Saiba o motivo pelo qual Oscar Schmidt não quis jogar a NBA

Draftado em 1984, brasileiro optou por não jogar na liga norte-americana

Redação Publicado em 26/10/2023, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar Schmidt - Foto: Reprodução
Oscar Schmidt - Foto: Reprodução

Apesar de ser reconhecido como um dos principais ícones do basquete mundial e deter o título de maior pontuador da história da modalidade, com 49.737 pontos, Oscar Schmidt, o ex-ala brasileiro, nunca jogou por uma equipe da NBA. Isso não se deveu à falta de oportunidades, no entanto.

Oscar Schmidt, o 'Mão Santa', fez parte do célebre draft de 1984, que também incluiu notáveis astros como Charles Barkley e Michael Jordan. No entanto, ele deliberadamente escolheu não assinar contrato com uma franquia da NBA. A pergunta que se impõe é: por que exatamente Oscar Schmidt recusou a oportunidade de jogar na liga norte-americana?

Houve diversos motivos que explicaram a decisão de Oscar em não ingressar na principal liga de basquete do mundo. Em primeiro lugar, durante o auge de sua carreira, as regras da FIBA (Federação Internacional de Basquete) proibiam que jogadores da NBA representassem suas seleções nacionais.

A justificativa era que a liga norte-americana estava em um patamar muito superior ao resto do mundo, o que teoricamente tornaria os jogos entre seleções mais equilibrados. Isso tornou a continuidade de Oscar na equipe nacional brasileira uma prioridade, influenciando sua decisão de não se unir à NBA.

Dessa forma, o "Mão Santa", que havia sido escolhido pelo New Jersey Nets, atualmente conhecido como Brooklyn Nets, fez a opção de não se mudar para os Estados Unidos. Em vez disso, ele continuou a representar a Seleção Brasileira, obtendo notáveis conquistas, incluindo títulos no Pan-Americano, três campeonatos Sul-Americanos e a medalha de bronze no Mundial de 1978.

Ele teve um dos momentos mais memoráveis com a equipe nacional ao liderar o Brasil para uma vitória emblemática sobre os Estados Unidos na final do Pan-Americano de 1987, registrando um incrível desempenho com 46 pontos marcados.

Em entrevista ao podcast Ticaracatica, o astro declarou: "Não ia trocar nunca a seleção brasileira por um time da NBA. Só faltava essa. Jogar na seleção se joga pelo país", disse.

Oscar Schmidt recebeu convites para jogar na NBA após as Olimpíadas de Barcelona em 1992, quando a regra que proibia jogadores da liga norte-americana de representar suas seleções foi abolida. Contudo, ele recusou devido à sua condição física e afirmou em 2007 que não se arrependia dessa escolha.

No programa 'Bola da Vez', revelou: "Não (me arrependo de ter rejeitado). Depois de Barcelona me chamaram para ir lá. Aí eu falei 'não vou, não'. Não vou porque não quero fazer vexame. Não quero fazer vexame em lugar nenhum".

Oscar Schmidt, mesmo sem ter jogado na NBA, recebeu a honra de ser introduzido no Hall da Fama do Basquete dos Estados Unidos em 2013, uma distinção reservada para atletas que deixaram um impacto duradouro no esporte. Além disso, ele é reconhecido como um dos 50 maiores jogadores de basquete da história pela FIBA.

*com colaboração de Savanna Machado