Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Hall da Fama do UFC homenageia renomados lutadores que fizeram história no octógono

Evento que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, premiará os grandes nomes do esporte, como Anderson Silva, José Aldo e Irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro

Redação Publicado em 06/07/2023, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro serão homenageados no Hall da Fama do UFC - Divulgação/UFC
Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro serão homenageados no Hall da Fama do UFC - Divulgação/UFC

Os amantes do Ultimate Fighting Championship conhecerão, na noite desta quinta-feira, os agraciados com a homenagem do Hall da Fama do UFC, evento que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. A honraria criada para homenagear e eternizar os maiores nomes do esporte dentro e fora do octógono destaca a premiação que será entregue aos brasileiros Anderson Silva, José Aldo e os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.

O destaque entre os renomes brasileiros serão os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, homenageados pelo projeto social realizado pelo Instituto Irmãos Nogueira, que receberão o troféu Forrest Griffin Community Award. Em entrevista, Rodrigo Minotauro explica a importância e a honra do reconhecimento do seu trabalho.

Já fui introduzido no Hall da Fama em 2016, pelo meu desempenho na categoria Peso-Pesado nos octógonos pelo mundo. Agora, serei honrado com outra condecoração de igual magnitude, pelo projeto que tanto me orgulho. Ao lado do meu irmão Rogério Minotouro, fundamos o Instituto Irmãos Nogueira, onde ajudamos crianças de todo o Brasil a conhecerem a luta e através dela aprendem valores como disciplina, empatia e perseverança”, explica Minotauro.

O Instituto Irmãos Nogueira atende hoje cerca de 5 mil crianças e jovens em diversas cidades por todo o Brasil, como Itaquaquecetuba em São Paulo, Vitória da Conquista e Barra da Choca na Bahia, Ribeirão das Neves em Minas Gerais, Várzea Grande em Mato Grosso e Maceió no Alagoa.

Nosso método vai além de ensinar as crianças a lutar. Além dos valores que são aprendidos, temos o cuidado de todas as aulas tirar um tempo para conversar e ouvir os jovens, fazendo-os assimilar o ensinamento de dentro do tatame para fora dele. Nosso trabalho é gratificante em diversos pontos, mas um dos principais é receber o agradecimento de uma mãe, dizendo que o filho se tornou mais disciplinado e aplicado na escola e está auxiliando por vontade própria nos afazeres domésticos”, pontua.

No papel de embaixador do UFC, ter estendido outras formas de ajudar diversos jovens. “Como embaixador do UFC, promovemos diversos projetos de arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e quimonos, ajudando jovens de lugares onde promovemos as lutas. Acho que essas ações são importantes para devolver com benfeitorias todo o carinho que as cidades nos recebem. Juntar as duas funções fortalece muito o objetivo”, afirma.

O ex-atleta Minotauro diz que o projeto está em fase de ampliação para as escolas públicas de todo o Brasil, onde além de ensinar os jovens, encaminha a metodologia para as escolas que instalam o programa, com apostilas que contam a história do esporte além de destacar todo o aprendizado que pode ser aprendido no tatame. “Talvez este seja o maior orgulho neste momento, ver nosso trabalho sendo difundido na rede pública de ensino brasileiro. Já atendemos mais de 5 mil crianças e o projeto se expandirá mais. É engraçado que hoje temos cerca de 850 professores de luta brasileiros nos Emirados Árabes, onde o esporte é obrigatório na grade de ensino. Agora, vendo essa mudança no país berço da luta, é muito gratificante”, finaliza Minotauro.

Também na premiação, o brasileiro Anderson Silva será adicionado a ala dos pioneiros do Hall da Fama, como o maior lutador da história do Ultimate. O manauara José Aldo, como o primeiro campeão Peso-pena da competição, será incluído na ala moderna da categoria.