Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Futebol

Brasil conquistava pentacampeonato há 21 anos

Ronaldo e equipe coroavam uma geração que chegou no torneio desacreditada

Redação Publicado em 30/06/2023, às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Há 21 anos, o Brasil conquistava o pentacampeonato Mundial contra a Alemanha - Foto: Alex Livesey/Getty Images
Há 21 anos, o Brasil conquistava o pentacampeonato Mundial contra a Alemanha - Foto: Alex Livesey/Getty Images

O pentacampeonato da seleção brasileira completa 21 anos, nesta sexta-feira (30). Em Yokohama, no Japão, o Brasil conquistou sua quinta taça da Copa do Mundo FIFA. A equipe venceu a Alemanha na final por 2 x 0, com gols de Ronaldo Fenômeno, artilheiro do torneio.

Da estreia contra a Turquia à final contra a Alemanha, o percurso brasileiro foi marcado por sofrimento, desconfiança e muita garra. A caminhada começou contra uma surpreendente Turquia, que demonstrava que daria trabalho na competição. A eterna dupla Ronaldo e Rivaldo fez os gols da vitória do Brasil por 2 x 1, em um jogo amarrado.

Sofrimento na primeira rodada, goleada na segunda. O Brasil enfrentou a China NA sequência e não tomou conhecimento do país asiático. Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo fizeram os gols da grande vitória brasileira: 4 x 0.

Já classificada às oitavas, o técnico da seleção Luiz Felipe Scolari escalou time misto na última rodada, contra a Costa Rica. Mesmo assim, outra goleada: 5 x 2. Ronaldo duas vezes, Edmílson, Rivaldo e Júnior Nagata fizeram os gols brasileiros.

Na fase eliminatória, o parâmetro subiu. E isso foi visto logo nas oitavas de final. Em uma partida duríssima e “São” Marcos operando milagres, o Brasil venceu a Bélgica por 2 x 0, com gols de Rivaldo e Ronaldo. Passaporte carimbado para as quartas de final.

Na fase seguinte, outra seleção europeia: a Inglaterra, que tinha esperança na geração daquele ano. Os ingleses saíram na frente com Michael Owen, mas não contavam com a magia de Ronaldinho Gaúcho. Com uma assistência impecável para Rivaldo e um gol antológico, o camisa 11 levou o Brasil às semifinais da competição.

Pelas semifinais, um velho conhecido. De novo, a Turquia na trajetória brasileira. Com a mesma dificuldade da partida da fase de grupos, uma finalização de bico de Ronaldo Fenômeno destravou uma partida complicada e levou Brasil à sua sexta final de Copa (a partida contra o Uruguai em 1950 não conta, pois naquela época, a fase decisiva da competição foi disputada por pontos corridos).

Na decisão, um gigante tricampeão mundial à época: a Alemanha. Liderada por um dos melhores goleiros do mundo no momento, a seleção europeia chegou em busca do seu quarto título (o que veio a acontecer em 2014). Oliver Kahn, eleito melhor jogador da competição, até tentou parar o ataque brasileiro, mas a estrela de Ronaldo Fenômeno brilhou mais forte: dois gols e o pentacampeonato garantido.

Enfim, o grito de campeão foi ecoado por todos os brasileiros. E desde então, todo mundo tenta, mas só o Brasil é penta.