Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Botafogo impacta cenário do judô no Rio de Janeiro e projeta grandes investimentos

Após o processo de desvinculação do futebol para o modelo de SAF, parte social do clube alvinegro tem voltado suas atenções aos esportes olímpicos

Redação Publicado em 27/04/2023, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Botafogo está investindo fortemente no judô - Ingrid Jacobsen
Botafogo está investindo fortemente no judô - Ingrid Jacobsen

Comandados pelo sensei João de Deus, o Botafogo continua o seu processo de fortalecer o judô dentro do clube. Com o futebol agora sendo administrado pelo empresário norte-americano John Textor, A parte social do Alvinegro carioca tem voltado suas atenções para a prática de um dos esportes mais praticados no Brasil

O Botafogo de Futebol e Regatas está em um amplo projeto de reconstrução de seu projeto olímpico, formando times de algumas modalidades e reformando todo seu parque social e esportivo. Desde o mês de março, o Glorioso ingressou na prática do judô e projeta grandes conquistas para 2023.

Com mais de três décadas de sua vida dedicada ao judô, o sensei João de Deus, de 48 anos, é encarregado de comandar o judô alvingero. Ele fala sobre o entusiasmo de participar do projeto Botafogo Judô.

“Iniciamos as conversas ainda no fim de 2022 para este ano começarmos com este grande desafio. Unimos forças entre pais , atletas e treinadores e começamos em 10 fevereiro com mais de 100 atletas filiados à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, temos pouco mais de 120 judocas e não para de crescer. Já participamos de dois eventos oficiais da FJERJ e conquistamos dois troféus entre os cinco primeiros colocados de cada etapa.”, disse o treinador.

Mesmo com pouco tempo em atividade, o projeto tem tido impactos relevantes no cenário do judô carioca. O sensei ressalta a mudança na conjuntura da modalidade após a chegada do Botafogo.

“Iniciamos o projeto há pouquíssimo tempo, mas com muito apoio do Presidente Durcésio que , inclusive , esteve presente no parque olímpico da Barra em nossa estreia em eventos oficiais, no mês de março. O ambiente do judô no estado teve enorme impacto. Mudamos a característica das primeiras colocações geral das etapas com nossa entrada. Isso deu uma grande oxigenada no cenário estadual e percebemos que todos estão animados. Mesmo as equipes que são adversárias nas competições, mas parceiras no amplo desenvolvimento do judô do no Rio, ficaram felizes com esta nova fase da modalidade.”, afirmou.

Perguntado sobre as ambições do Glorioso no judô, o sensei destacou o início do projeto e dos futuros investimentos que serão destinados à modalidade.

“O esporte amador não existe mais. Hoje existe o esporte olímpico, que deve ser entendido como profissional, onde há uma demanda de recursos financeiros importante. O Botafogo está fazendo os esforços necessários para que tenhamos uma estrutura de treinamento de qualidade. Teremos um Dojô de 200m2 , vestiários e espaços para treinamento físico. Vamos ter a estrutura adequada para iniciar treinamentos para futuras equipes olímpicas. Sabemos que o caminho é longo mas estamos no caminho certo.”, afirmou o sensei João de Deus.

Segundo o treinador, o Alvinegro busca patrocínios visando criar equipes que tenham padrão internacional. Atualmente, o Botafogo possui atletas em nível estadual, nacional e internacional. O Glorioso já disputou o Campeonato Brasileiro, que foi realizado em Vitória, no Espírito Santo, tendo 11 atletas, entre 11 e 20 anos, classificados pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, nove medalhas foram conquistadas no torneio.

“Hoje, o Botafogo conta com cerca de 120 alunos/atletas participando como federados. Existem, aproximadamente, três grandes polos que unem-se para desenvolver este projeto. Cada um com sua característica, seja social ou mensalista, no entanto, todos mergulhados de um único sentimento que é o treinamento e a vitória no Shiai Jô.”, detalha o judoca.

A expectativa é que a sede histórica de General Severiano seja o principal dojô do clube, oferecendo uma estrutura de treino ideal, visando melhorar o atendimento, seja nas etapas de formação de base ou no alto rendimento.

Neste fim de semana, o Botafogo Judô estará em ação no Campeonato Carioca, que será realizado na Arena da Juventude ,em Deodoro, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Esta será a terceira etapa do circuito da federação.