Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Alex Poatan busca luta como peso-pesado: “Acho que sou forte”

Campeão meio-pesado expressa desejo de competir em outra categoria; Presidente do UFC e possível adversário reagem às declarações

Diogo Figueiredo, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 15/04/2024, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alex Poatan deseja luta pelo peso-pesado no UFC Rio - GettyImages
Alex Poatan deseja luta pelo peso-pesado no UFC Rio - GettyImages

Após uma vitória rápida por nocaute sobre Jamahal Hill no UFC 300,Alex Poatan defendeu com sucesso seu cinturão nos meio-pesados. Durante a entrevista pós-luta, o brasileiro surpreendeu ao solicitar uma oportunidade para competir como peso-pesado no UFC 301, marcado para 4 de maio, no Rio de Janeiro.

Durante outra entrevista, desta vez para o canal do "UFC Brasil" no YouTube, Poatan explicou que a ideia surgiu devido à falta de tempo para promover uma nova defesa de cinturão nos meio-pesados. Apesar de reconhecer que não possui a mesma estrutura física de muitos lutadores da divisão dos pesados, o campeão afirmou ter a força necessária para enfrentar atletas da categoria até 120kg.

“(A ideia inicial era lutar de) meio-pesado, né… mas como no meio-pesado não tem como fazer uma luta sem ser pelo cinturão, para fazer uma defesa (de título), acho que teria que ter uma promoção e tudo mais, então não sei se isso é possível, acho que nunca aconteceu (de um campeão fazer duas defesas de título em menos de um mês). Para uma luta como peso-pesado, as pessoas podem falar: ‘Ele é leve’. Bom, mas eu sou forte, pelo menos. Não tenho ninguém em mente, só queria fazer uma luta”, comentou o brasileiro.

O presidente do UFC, Dana White, foi questionado sobre o pedido de Poatan em uma coletiva de imprensa após o UFC 300. White destacou a divisão dos pesados como "selvagem" e sugeriu que permanecer na categoria dos meio-pesados seria a melhor escolha para o atleta brasileiro.

Tom Aspinall, atual detentor do cinturão interino peso-pesado do Ultimate, reagiu de forma enigmática ao pedido de Poatan. O lutador inglês postou uma foto no Instagram, onde aparece encarando Poatan antes da luta contra Hill. Apesar das especulações sobre um possível confronto entre os dois, Aspinall optou por não adicionar nenhuma legenda à imagem.

A vitória por nocaute sobre Jamahal Hill marcou a primeira defesa de título de Alex Poatan nos meio-pesados. O brasileiro conquistou o cinturão no final de 2023 ao derrotar Jiri Prochazka. Por sua vez, Aspinall se tornou campeão interino até 120kg no UFC 295, mas ainda não tem luta definida. Enquanto isso, Jon Jones, o atual detentor do cinturão linear, está se recuperando de uma lesão no ombro, sem previsão de retorno.