Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Sarah Menezes se aposenta da Seleção Brasileira de Judô

Campeã olímpica em Londres 2012 se despediu do time principal do Brasil ao receber honraria concedida a medalhistas olímpicos

Redação Publicado em 16/12/2020, às 17h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sarah Menezes se aposenta da Seleção Brasileira de Judô - Divulgação
Sarah Menezes se aposenta da Seleção Brasileira de Judô - Divulgação

Medalha de ouro em Londres 2012, a judoca Sarah Menezes se aposentou da Seleção Brasileira. Em novembro, a piauiense de 30 anos, que é noiva do judoca francês Loic Pietri, anunciou que estava grávida.

Na última terça-feira, 15, a campeã olímpica se despediu da equipe principal do Brasil ao ser promovida para o 6º dan do judô, honraria concedida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a medalhistas olímpicos que decidiram deixar definitivamente de fazer parte da seleção.

Além de Sarah, Leandro Guilheiro, de 37 anos, dono de duas medalhas olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008), também se aposentou da seleção. Ex-atletas e medalhistas das Olimpíadas, Tiago Camilo, Flávio Canto e Carlos Honorato foram promovidos ao 6º dan do judô.

A Confederação informou que o quinteto medalhista dos Jogos Olímpicos homenageados ao 6º dan se enquadram nos novos critérios de graduação estabelecidos pela entidade máxima do judô brasileiro.

A CBJ alterou em novembro, por meio de portaria, seu regulamento de outorga de faixa e grau, criando um regime especial para atletas e medalhistas olímpicos. A portaria exige como critérios de escolha que deve receber a honraria medalhista em Olimpíadas, que tenha participado de pelo menos dois ciclos olímpicos e também tenha se aposentado como atleta da seleção. 

Sarah Menezes ainda não falou publicamente sobre a aposentadoria na modalidade e segue como atleta do Flamengo. Em 2019, participou do Programa de Carreira do Atleta, oferecido pleo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para atletas em transição para o pós-carreira. Aos 30 anos, ele vinha afirmando que encerraria a carreira após os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021 por conta da pandemia de coronavírus.