Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / NATAÇÃO

Joana Neves, medalhista paralímpica, morre aos 37 anos

Nadadora faleceu na madrugada desta segunda-feira, em São Paulo; Joana apresentava recentes episódios de convulsão

Redação Publicado em 18/03/2024, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joana Neves, medalhista paralímpica, morre aos 37 anos - Getty Images
Joana Neves, medalhista paralímpica, morre aos 37 anos - Getty Images

Joana Neves morreu na madrugada desta segunda-feira, 18, aos 37 anos. A informação do falecimento da medalhista paralímpica foi confirmada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), equipe em que a nadadora atuava.

Segundo o comunicado da organização, Joana estava em São Paulo para realizar exames. Ela buscava um diagnóstico para recentes episódios de convulsão que vinha apresentando.
Ao sentir-se mal na noite de domingo, 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, ela foi encaminhada ao hospital. Joana sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Conheça Joana

Natural de Natal, Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio, conhecida como Joaninha e Peixinha, nasceu com acondroplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Por recomendação médica, ela iniciou na natação e, pelo desempenho, se tornou parte importante do Time Brasil.

No Mundial de 2022, faturou quatro medalhas e quebrou dois recordes. Neste tipo de torneio, foram 15 pódios desde 2013. Em três edições de Paralimpíadas, conquistou cinco pódios. Joana foi eleita a Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming, em 2020.

Confira o comunicado oficial

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da renomada atleta paralímpica Joana Neves, ocorrido durante a madrugada de hoje. Joana era uma inspiração para todos nós, não apenas pelo seu talento esportivo, mas também pela sua determinação, coragem e espírito resiliente.

Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações.

Neste momento de luto e dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de equipe de Joana Neves. Que encontrem conforto e forças para superar essa perda irreparável.

Informaremos em breve o local e horário em que o corpo de Joana será velado, para que todos os que desejarem prestar suas últimas homenagens possam fazê-lo.

Que a memória de Joana Neves permaneça viva em nossos corações, inspirando-nos a perseguir nossos sonhos com a mesma determinação e paixão que ela demonstrou ao longo de sua vida.
Descanse em paz, querida Joana. Seu espírito valente e sua luz continuarão a brilhar em nossas lembranças para sempre”.