Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Fórmula 1 divulga calendário provisório da temporada 2021 com 23 etapas

Cortado por conta da pandemia, GP do Brasil volta ao calendário da categoria, mas ainda depende de contrato

Redação Publicado em 10/11/2020, às 11h26 - Atualizado às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fórmula 1 divulga calendário provisório da temporada 2021 com 23 etapas - GettyImages
Fórmula 1 divulga calendário provisório da temporada 2021 com 23 etapas - GettyImages

Nesta terça-feira, 10, a Fórmula 1 divulgou um calendário provisório para a temporada 2021. A categoria prevê um número recorde de 23 corridas, com disputa do campeonato mundial entre 21 de março e 5 de dezembro.

A próxima edição da Fórmula 1 está prevista para começar no GP da Austrália e encerrar em Abu Dhabi. O calendário divulgado pela categoria precisa ser aprovado pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Em relação ao calendário de 2020, modificado por conta da pandemia de coronavírus, há seis etapas previstas a mais para o próximo ano. Na programação da atual temporada, estavam marcadas 22 provas.

Adicionados no calendário excepcionalmente por conta da pandemia, os circuitos e Mugello (GP da Toscana), Nürburgring (GP de Eifel), Portimão (GP de Portugal), Imola (GP da Emilia-Romagna) e Istambul (GP da Turquia) não permanecerão na temporada de 2021 da Fórmula 1.

Por outro lado, a categoria prevê a retomada das etapas de Interlagos, Melbourne (Austrália), Xangai (China), Monte Carlo (Mônaco), Baku (Azerbaijão), Montreal (Canadá), Paul Ricard (França), Marina Bay (Singapura), Suzuka (Japão), Austin (Estados Unidos), Cidade do México (México), que foram cortados do calendário 2020 pelo cenário da pandemia nesses países.

O Grande Prêmio do Brasil permanece em Interlagos, em São Paulo, sem alteração para o Rio de Janeiro, onde a construção de um novo autódromo na cidade ainda não começou. Porém, tanto no circuito brasileiro como o GP da Espanha, em Barcelona, a realização das etapas está sujeita à assinatura de contrato com os promotores. O vínculo com Interlagos se encerra neste ano.

No calendário provisório divulgado nesta terça-feira, a novidade é a estreia da Arábia Saudita, marcada para 28 de novembro de 2021. O circuito será montado nas ruas de Jidá. A Anistia Internacional criticou duramente o evento pelas acusações de violações de direitos humanos no país.

A etapa do Vietnã ainda é dúvida para a próxima temporada. Há uma data em aberto no dia 25 de abril, provavelmente destinado ao GP vietnamita, que seria realizado em 2020 em Hanói, mas não aparece na lista que a Fórmula 1 divulgou. A data segue à espera de um circuito.

A temporada 2020 foi reduzida de 22 etapas para 17 por conta da pandemia, com etapas realizadas na Europa, Rússia, Turquia e Golfo Pérsico. Em 2021, a categoria pretende realizar um calendário parecido ao de antes.

“Nossos anfitriões em 2021 estão tranquilos com a retomada das corridas em total segurança na temporada e estão convencidos dos procedimentos implementados para permitir um retorno a um certo nível de normalidade”, informou a direção da Fórmula 1, em comunicado divulgado.

O GP da Holanda, em Zandvoort, receberá a F1 em 5 de setembro, mais de um ano depois do planejado. O circuito seria realizado no começo de maio de 2020, mas foi cortado do calendário. O país não recebe a categoria desde 1985.

Calendário provisório da F1 para 2021 (*sob condição de contrato):

21 março: Austrália (Melburne)

28 março: Bahrein (Sakhir)

11 abril: China (Xangai)

25 abril: a confirmar

9 maio: Espanha (Barcelona)*

23 maio: Mônaco (Mônaco)

6 junho: Azerbaijão (Baku)

13 junho: Canadá (Montreal)

27 junho: França (Le Castellet)

4 julho: Áustria (Spielberg)

18 julho: Grã-Bretanha (Silverstone)

1 agosto: Hungria (Budapeste)

29 agosto: Bélgica (Spa-Francorchamps)

5 setembro: Holanda (Zandvoort)

12 setembro: Itália (Monza)

26 setembro: Rússia (Sochi)

3 outubro: Singapura (Marina Bay)

10 outubro: Japão (Suzuka)

24 outubro: Estados Unidos (Austin)

31 outubro: México (México)

14 novembro: Brasil (São Paulo)*

28 novembro: Arábia Saudita (Jidá)

5 dezembro: Abu Dhabi (Yas Marina)


5 itens que todo fã de automobilismo precisa ter:

Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1- Luminária 3D - Carro de Fórmula 1 - https://amzn.to/32PSaOG

2- Ayrton Senna. Uma Lenda a Toda Velocidade - https://amzn.to/2WmR6iJ

3- Forza Motorsport 7 - Xbox One - https://amzn.to/32WZJTG

4- Caneca Nelson Piquet Capacete Fórmula 1 - https://amzn.to/349YroO

5- F1 Mclaren Mercedes Mp4-28 2013 Jenson Button - https://amzn.to/2WkQ3Qs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.