Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FUTEBOL AMERICANO!

FABR completa 14 anos e ganha diversas homenagens

Partida inaugural do FABR aconteceu na capital paranaense em 2008; confira a entrevista da Valinor Conteúdos com o atleta Bruno Santucci

Valinor Conteúdos Publicado em 28/10/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FABR completa 14 anos e ganha diversas homenagens - Divulgação
FABR completa 14 anos e ganha diversas homenagens - Divulgação

Vinte e cinco de outubro é celebrado o dia do FABR no Brasil. Nesta data, no ano de 2008, aconteceu a primeira partida do esporte da bola oval full pads (com equipamentos) em solo brasileiro, entre Barigui Crocodiles – hoje, Coritiba Crocodiles - e Curitiba Brown Spiders, conhecido atualmente por Brown Spiders. O duelo terminou com 33 a 10 para os Spiders.

Recentemente, a agência Valinor Conteúdo fez uma entrevista com o atleta Bruno Santucci, atuante na partida inaugural nas posições de running back e kicker. Ele realizou o kickoff e também a primeira pontuação da história dos Crocodiles, por meio de um field goal. Hoje é o maior artilheiro do futebol americano no Brasil, com 90 touchdowns e 550 pontos.

Nos últimos 14 anos, times de Norte a Sul foram criados, e esportistas norte-americanos vieram para elevar o nível. Muitos atletas brasileiros também saíram para desbravar o mundo e a modalidade conseguiu sobreviver a um hiato de dois anos, imposto pela pandemia da Covid-19.

Veja algumas homenagens sobre a data:

Coritiba Crocodiles
“Dia 25 de outubro comemoramos o FABR day, relembrando o primeiro jogo full pads da história do futebol americano no Brasil.

O jogo foi entre o então Barigui Crocodiles x Curitiba Brown Spiders.

Você sabia?
O jogador que anotou os primeiros pontos em um jogo full pads no Brasil para o Crocodiles, foi o Bruno Santucci!

Não foi um TD correndo com a bola, como nós estamos acostumados, foi num Field goal de 36 jardas, anotando 3 pontos e abrindo o placar do Croco.”

Flamengo Imperadores
“Hoje comemoramos o #FAbrDay! Mas você conhece a história por trás dessa data?

No dia 25 de outubro de 2008, em Curitiba, tivemos o primeiro jogo Full Pads em terras nacionais. O confronto aconteceu entre os times Brown Spiders (antigo Curitiba Brown Spiders) e Coritiba Crocodiles (antigo Barigui Crocodiles).

A disputa abriu portas para o futebol americano em nosso país e se tornou um marco na história do esporte. Por isso, consagramos este dia como o Dia do Futebol Americano no Brasil! 🇧🇷🏈

Ver o nosso FABR crescer tão forte, construir torcidas, conquistar espaços por todo o Brasil e, principalmente, fazer parte dessa história nos enche de orgulho!

Seguiremos juntos e honrando o nosso compromisso, pelo Futebol Americano e pelo Flamengo 🏈

Obrigada pelo apoio, Nação! ❤️🖤”

Galo FA
“Hoje, 25 de outubro, é uma data especial para todos que amam e se identificam com esse esporte.

Salve, salve o dia Nacional do Futebol Americano!”

#FABRDAY. 🐔🏈

Mapa do FABR
“No dia 25 de outubro de 2008, lá em Curitiba, Brown Spiders e Coritiba Crocodiles se enfrentaram no primeiro jogo equipado do país, por isso comemoramos o #FABRDay hoje.

Passados 14 anos, o FABR ainda é um adolescente em aprendizado, comete erros, retrocede um pouco, tenta evoluir novamente e assim vamos dando passos rumo a algo melhor.

Em 4 anos o esporte chegará a sua "maioridade" simbólica e fica a pergunta: o que você espera do FABR em 2026?”
https://www.instagram.com/p/CkJGmHUsPS0/
Raphael Cruz, general manager do Cruzeiro FA
“15 anos nele, 8 vivendo dele.

Não é fácil ser um profissional em um contexto amador. Não temos direitos trabalhistas e tão pouco somos numerosos para exigir isso. Mas essa foi a batalha de quem escolheu viver e lutar pelo FA!

Uns por amor, outros por destino.

Hoje, deixo a minha lembrança à essa minúscula parcela de pessoas que escolheram viver inteiramente do futebol americano.”

Eddie Aragão, vice-presidente do Galo FA
“25 de outubro
Dia do FABR, dia em que executivos, coachs, comissões técnicas, staffs, torcedores, jornalistas e blogueiros falam a mesma língua. 💪👊🏈”

Laura Máximo, Treinadora do Galocheer e fisioterapeuta de vários times do FABR

“Há 7 anos, tinha um sonho de ver o futebol americano crescer e queria fazer parte disso. Ouvi que não era lugar de mulher e que jamais conseguiria o meu lugar. Mas depois de muita fisioterapia e luta, hoje comemoro a passagem por mais de 10 times, todos eles com portas abertas além de aprendizagem e amigos pelo caminho! Sempre de cabeça erguida e agradecida por mais um #fabrday”

Renaulter Kaz, narrador
“Sinceramente, eu não imaginava que aquele 28 de janeiro de 2011, primeiro tryout do então @coritibacrocodiles seria o início de tudo, e que 11 anos depois ainda estaria aqui.

Só tenho a agradecer a tudo o que conquiste no FABR, e agradecera todas as pessoas e times que passaram e ainda vão passar pela minha vida! Obrigado!”