Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / Esportes Eletrônicos

Esports no Brasil: Cresce a popularidade dos esportes eletrônicos no país

Deixando a fama de Hobby Casual, os esports no Brasil ganham status profissional e uma legião de fãs

Redação Publicado em 21/12/2020, às 12h26 - Atualizado às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cresce a popularidade dos esportes eletrônicos
Cresce a popularidade dos esportes eletrônicos

Jogar videogame foi considerado, por muito tempo, um simples passatempo. No entanto, isso vem mudando por completo com o cenário dos eSports no Brasil, que está em crescimento acelerado e ainda entrou no campo da aposta esportiva — que, até pouco tempo, era dominado pelos esportes tradicionais.

De forma resumida, os eSports, ou electronic sports, são competições de jogos eletrônicos em que times profissionais se enfrentam em partidas que podem ser acompanhadas em estádios, inclusive. No entanto, com novo coronavírus, assistir a estes embates pela internet se tornou ainda mais comum e emocionante, assim como apostar neles. Hoje em dia, são sete as modalidades dos eSports:

- FPS: também chamados de tiro em primeira pessoa, tendo como queridinhos os games Counter Strike e Overwatch.

- Battle Royale: em que os jogos Fortnite e PUBG lideram em popularidade.

- MOBA (Multiplayer Online Battle Arena): com games como League of Legends e Dota 2 como seus títulos de maior sucesso.

- Fighting: o bom e velho jogo de luta, tendo como ótimos exemplos Street Fighter, Smash Bros e Mortal Kombat.

- RTS (Real Time Strategy): com jogos de RPG, como o aclamado Warcraft.

- Cardgame: aqui, as estrelas são os jogos de tabuleiro, como GWENT e Hearthstone.

- Simuladores: são os jogos que simulam esportes do mundo real, como o futebol. Aqui, podemos destacar os games FIFA e NBA 2K.

Com o cancelamento de diversas disputas esportivas tradicionais devido à Covid-19, a popularidade dos eSports no Brasil aumentou consideravelmente neste ano. Com o isolamento social, as pessoas se voltaram para a diversão virtual, que não deixa de ser menos séria.

Recentemente, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), por exemplo, teve uma premiação para escolher seus melhores jogadores em uma transmissão ao vivo pela internet. Além disso, grandes clubes de futebol têm investido na criação de times profissionais dessa modalidade, como o Flamengo Esports, que anunciou o jogador Ygor “RedBert” como seu mais novo integrante.

O que soaria estranho há alguns anos, hoje é uma realidade apreciada por milhões de fãs no mundo todo, pois os eSports chegaram para ficar. Ainda em tempos de pandemia, as apostas esportivas tiveram um papel fundamental na ascensão dessa categoria, pois com a ausência dos esportes tradicionais, os eSports se tornaram uma alternativa altamente procurada. Entre as diversas formas de apostar nessa modalidade, estão:

- Moneyline, em que é possível escolher o vencedor de uma partida;

- Totais, que, comparando com o futebol, seria como apostar no total de gols de uma partida;

- Handicap, que leva em consideração as vantagens e desvantagens; e

- Proposition Bet, em que é possível apostar em quem faz mais pontos em um round ou handicap.

Seja qual for a escolha, os eSports no Brasil oferecem muitas possibilidades de diversão, seja assistindo aos jogos, se tornando um jogador ou mesmo apostando online. Esta última opção, inclusive, pode parecer complicada em um primeiro momento, mas hoje existem diversos sites confiáveis que explicam as regras e como se tornar um apostador de sucesso.