Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / MARATONA!

Conheça Eliud Kipchoge, o recordista mundial da Maratona de Berlim!

Eliud Kipchoge fez história nas ruas da Alemanha e completou a prova em pouco mais de duas horas para bater o próprio recorde na competição

Guilherme Assumpção Publicado em 26/09/2022, às 08h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eliud Kipchoge fez história nas ruas da Alemanha - GettyImages
Eliud Kipchoge fez história nas ruas da Alemanha - GettyImages

No último domingo, 25, Eliud Kipchoge fez história nas ruas da Alemanha e quebrou o próprio recorde na disputa da Maratona de Berlim. Com rendimento impressionante, o queniano deixou todos assustados com o ritmo durante toda a prova e completou os 42km em pouco mais de duas horas para bater a melhor marca mundial.

Já com resultados impactantes nesta temporada, Eliud Kipchoge sabia que tinha enormes condições de fazer história na edição de 2022 de uma das provas mais tradicionais do atletismo. Porém, o atleta preferiu adotar tom humilde e foi correndo com muita tranquilidade na frente dos outros 45 mil corredores que participaram da prova.

Ao longo da Maratona de Berlim, Eliud Kipchoge manteve ritmo alucinante para quem assistia, mas não demonstrou nenhuma surpresa com seu rendimento. Sem ser incomodado pelos rivais, o queniano completou a prova em 2h01min09 e quebrou o recorde mundial, além de conquistar o quarto triunfo nas ruas da Alemanha em toda sua história.

Mas quem é Eliud Kipchoge, o recordista mundial da Maratona de Berlim? Aos 37 anos de idade, o atleta não cansa de se superar e fazer história com a camisa do Quênia. Bicampeão olímpico, o maratonista segue em alto nível desde 2002 e já havia feito história na mesma disputa alemã, quando quebrou o recorde no ano de 2018, com o tempo de 2h01min39.

Eliud Kipchoge vibrando com vitória
Eliud Kipchoge vem fazendo história nas maratonas (Crédito: GettyImages)

Nascido no distrito de Nandi, no Quênia, Eliud Kipchoge conquistou as primeiras medalhas olímpicas na disputa dos 5000m, quando recebeu o bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e a prata em Beijing-2008. Para completar a trajetória nas Olimpíadas, o queniano foi ouro em Tóquio e no Rio de Janeiro ao participar da sua especialidade, a maratona.

Vencedor também da Maratona de Londres, o recordista mundial segue sonhando com mais uma medalha de ouro na disputa de Paris-2024. Casado e pai de três filhos, Eliud Kipchoge não quer nem saber da idade avançada e continua firme no objetivo de ser o maior maratonista da história do esporte e deixar seu legado para os mais jovens.