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Futebol / QUASE 80 ANOS!

Troca de fornecedora da camisa da Alemanha gera crise no país: “Falta de…”

Depois de quase 80 anos, a seleção tetracampeã mundial da Alemanha terá um novo patrocinador; ministros criticam decisão

Redação Publicado em 22/03/2024, às 19h11

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Seleção da Alemanha - Getty Images
Seleção da Alemanha - Getty Images

Depois de quase 80 anos, a Adidas foi deixada de lado pela seleção da Alemanha, que agora terá a gigante norte-americana Nike como fornecedora de material esportivo e patrocinadora. A decisão de mudar provocou uma crise que chegou até mesmo ao governo do país. Nesta sexta-feira, 22, alguns políticos abordaram o tema e criticaram a decisão, apontando uma “falta de patriotismo” por parte da Federação Alemã de Futebol.

“Não consigo imaginar uma camisa alemã sem as três listras. Adidas e preto-vermelho-amarelo", cores da bandeira alemã, sempre foram inseparáveis para mim. Eu teria apreciado um pouco mais de patriotismo local”, disparou Robert Habeck, ministro da economia e vice-chanceler.

Na última quinta-feira, 21, a Federação Alemã de Futebol comunicou que iria trocar de fornecedora, fechando um contrato de 2027 até 2034 com a empresa de Oregon, nos Estados Unidos. A DFB era parceira da Adidas, que é alemã, por mais de 77 anos. O anúncio aconteceu a menos de três meses do começo da Eurocopa 2024, que acontece na própria Alemanha, entre os dias 4 de junho e 14 de julho.

Outros políticos reforçaram seus posicionamentos contra a mudança. Através das redes sociais, Karl Lauterbach, ministro da saúde e social-democrata, afirmou estar decepcionado. A escolha de uma empresa americana para vestir a seleção alemã é “um erro”, lamentando que “o comércio destrua uma parte da pátria e uma tradição”. Questionado sobre a decisão durante a cúpula da União Europeia em Bruxelas, o chanceler Olaf Scholz não quis falar nada. “A Federação Alemã de Futebol decidiu, não pediu a minha opinião. O importante é que marquem gols”, disparou. Marlus Soder, ministro-presidente da Baviera, na região sul onde a Adidas está sediada, foi outro que comentou sobre a decisão. “Uma questão financeira. O futebol alemão sempre fez parte da história econômica alemã. A seleção nacional, que joga com as três listras, era tão identificável como dizer que a bola é redonda e que uma partida dura 90 minutos”, disse.

De acordo com a imprensa local, a troca da Adidas pela grande rival é motivada por problemas financeiros que vão além da DFB. A Alemanha passa por um período de estagnação econômica, e a substituição de patrocinadora obscurece ainda mais as perspectivas. Recentemente, a fabricante de carros Volkswagen foi preterida como patrocinadora da Euro por sua rival chinesa, BYD. Durante quase oito décadas, a empresa esportiva alemã foi a fornecedora das seleções locais, estando presente nas quatro conquistas de Copa do Mundo, além de três Eurocopas masculinas e oito taças da Euro feminina e duas copas. Segundo a DFB, a Nike ofereceu a melhor oferta do ponto de vista econômico, convencendo a entidade de sua visão. O jornal “Bild” revelou que os norte-americanos devem pagar mais do que 50 milhões de euros que seus adversários iriam desembolsar.