Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NEGOU!

Osasuna nega ofensas racistas contra Vinicius Junior e rebate acusações

Em nota, Osasuna desaprova posicionamento do Real Madrid, reafirmando que são contra qualquer comportamento discriminatório; veja

Redação Publicado em 19/03/2024, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Osasuna contra o Real Madrid - Getty Images
Osasuna contra o Real Madrid - Getty Images

Nesta terça-feira, 19, o Osasuna compartilhou um comunicado oficial no qual nega que sua torcida tenha proferido insultos racistas contra o brasileiro Vinicius Junior, na partida contra o Real Madrid do último sábado, 17, no Estádio El Sadar. Segundo a nota publicada, “não foi proferido nenhum canto racista” durante o jogo.

“Perante as informações veiculadas nos meios de comunicação social na sequência do comunicado do Real Madrid Football Club, que relacionam (o estádio) El Sadar com comportamentos racistas, o Club Atlético Osasuna deseja esclarecer que não foi proferido nenhum canto racista no jogo de sábado passado”, começou o comunicado do clube espanhol.

A nota do Real Madrid a que se refere o clube não menciona cantos racistas no estádio, mas sim “insultos e gritos humilhantes” durante o duelo entre os dois times, durante o Campeonato Espanhol. Além disso, os merengues denunciaram o árbitro Martínez Munuera por omitir as ofensas da torcida contra o atacante brasileiro. Em outro trecho, o Osasuna reitera que “exigirá a imediata retificação dos meios de comunicação que tenham oferecido informações que não correspondam à realidade dos fatos”. Além disso, os Los Rojillos retificam que tanto a entidade como os seus torcedores são “contra comportamentos racistas”.

“O Osasuna e os seus torcedores estarão sempre ao lado de qualquer jogador de futebol que sofra insultos racistas, que não têm lugar no esporte nem em outro lugar. Por isso, o clube quer mostrar a sua solidariedade com jogadores como Vinicius Junior ou Peter Federico González, que há semanas foram alvo de ataques racistas execráveis, vergonhosos e repreensíveis”, afirma o Osasuna.

Veja o comunicado na íntegra:

“Tendo em conta as informações publicadas nos meios de comunicação social na sequência do comunicado do Real Madrid Futebol Clube e que relacionam El Sadar com comportamentos racistas, o Club Atlético Osasuna gostaria de esclarecer que não foi proferido nenhum canto racista no jogo do passado sábado. Da mesma forma, exigirá a imediata retificação dos meios de comunicação que tenham oferecido informações que não correspondam à realidade dos fatos e apresentará queixa contra aqueles que persistirem na falácia. O clube não tolerará que seja manchada a reputação da torcida do Osasuna, que ao longo de sua história foi conhecida justamente por sua postura antirracista.

O Osasuna e os seus adeptos estarão sempre ao lado de qualquer jogador de futebol que sofra insultos racistas, que não têm lugar no desporto nem na sociedade. Por isso, o clube quer manifestar a sua solidariedade com jogadores como Vinicius Junior ou Peter Federico González, que há semanas foram alvo de ataques racistas execráveis, vergonhosos e repreensíveis.

O empenho do Osasuna na luta contra o racismo levou-o, mais uma vez, a aderir à campanha “LaLigaVS”, que precisamente no último dia se concentrou neste problema por ocasião do Dia Mundial pela Eliminação da Discriminação Racial. Os jogadores do Osasuna entraram em campo, assim como outros 17 clubes da LaLiga EA Sports, vestindo camisetas comemorativas da campanha. Não o fez o Real Madrid, que optou por personalizar a sua própria vestimenta com um lema contra o racismo. Da mesma forma, o Osasuna lamenta que não tenha sido possível tirar uma fotografia conjunta de ambas as equipas encenando a união de todos contra o racismo, como foi oferecido pela equipa rojillo e ocorreu em todos os outros campos da LaLiga.

Além disso, Osasuna quer mostrar o seu repúdio aos insultos que em nenhum caso tiveram referências racistas e que uma minoria proferiu no último sábado em El Sadar. O clube rejeita este tipo de cantos que, infelizmente, os seus jogadores também têm de sofrer quando visitam outros estádios da LaLiga.”