Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CASO ROBSON

Motorista Robson Oliveira é liberado pelo governo russo para retornar ao Brasil

Ex-motorista de volante Fernando consegue liberação após dois anos preso na Rússia

Redação Publicado em 02/05/2021, às 14h56 - Atualizado às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Motorista Robson Oliveira é liberado por governo russo para retornar ao Brasil - Reprodução/ TV Globo
Motorista Robson Oliveira é liberado por governo russo para retornar ao Brasil - Reprodução/ TV Globo

Após dois anos preso na Rússia, Robson Nascimento de Oliveira foi autorizado pelo governo russo a retornar para o Brasil neste domingo, 2. O ex-motorista do volante Fernando, do Beijing Guoan, foi detido por porte de medicamentos ilegais.

A decisão foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de suas redes sociais, após a confirmação do advogado Pavel Gerasimov, que representa o brasileiro no país.

A liberação de Robson era aguardada desde o mês passado e dependia da assinatura do presidente russo Vladimir Putin para ser confirmada. O pedido de soltura passou por uma comissão regional e pelo prefeito de Moscou antes de passar por Putin. O motorista deve chegar ao Brasil na próxima quinta-feira, 6.

Robson foi preso em março de 2019, quando Fernando jogava pelo Spartak Moscou, da Rússia. Ele havia sido contratado para ser motorista do volante e levava para o país medicamentos solicitados pelo sogro do jogador, Willian Farias. No entanto, o remédio era proibido na Rússia e Robson foi preso sob a acusação de tráfico de drogas. O ex-motorista alega que não sabia que o medicamento, Mytedom 10mg (cloridrato de metadona), era ilegal.

O caso tornou conhecido do público em abril daquele ano, em reportagem exibida pelo Esporte Espetacular, programa da Rede Globo. Cristiane Teixeira, ex-funcionária de Fernando, afirmou que o jogador sabia que o medicamento era proibido na Rússia. No entanto, não teria dado amparo ao ex-motorista.