Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVA REGRA!

Goleiros não poderão mais distrair cobradores durante pênaltis

A associação que determina as regras do futebol proibiu que os goleiros façam qualquer movimento ou fala antes das cobranças de pênalti, buscando favorecer os batedores

Redação Publicado em 01/03/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
IFAB não permitirá que goleiros se movimentem antes dos pênaltis - Getty Images
IFAB não permitirá que goleiros se movimentem antes dos pênaltis - Getty Images

A IFAB (Conselho da Associação Internacional de Futebol), órgão que determina as regras do futebol e sempre está em constante atualização, divulgou nesta quarta-feira, 01, que os goleiros estarão proibidos, a partir de julho de 2023, de fazerem qualquer tipo de gesto, fala ou ação que distraia os batedores de pênaltis durante as cobranças.

Com a nova regra, uma lista foi feita para determinar o que os goleiros estariam proibidos de fazer a partir de julho para que os batedores não sejam mais provocados e possam cobrar os pênaltis sem precisar enfrentar pressões psicológicas. Dessa forma, os goleiros precisam ficar parados em cima da linha e em silêncio até que o pênalti fosse batido.

A regra foi criada após o episódio envolvendo o goleiro da seleção argentina Emiliano Martínez, que tem como costume ficar provocando os batedores antes de cobrar o pênalti com jogos mentais, seja jogando a bola longe para aumentar a pressão, até ficar falando antes do chute para desconcentrar o adversário.

Desde a Copa América de 2021, o goleiro argentino ficou famoso por falar muito com os jogadores adversários durante as cobranças, dizendo que sabia onde cada um batia ou pressionando mentalmente. Na Copa do Mundo de 2022, isso se intensificou, pois na grande final, Dibu Martínez fez tudo que poderia para atrapalhar os batedores da seleção francesa.

Emi Martínez foi o motivador para a criação da regra após a final da Copa do Mundo (Getty Images)