Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUITO DINHEIRO

Europa: Relatório da Uefa revela que 30 clubes tiveram receita igual aos outros 682 juntos

Times das maiores ligas do continente dominam as receitas europeias

Gabriela Santos Publicado em 16/01/2020, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relatório da Uefa revela que 30 clubes tiveram receita igual aos outros 682 juntos - GettyImages
Relatório da Uefa revela que 30 clubes tiveram receita igual aos outros 682 juntos - GettyImages

Na noite desta quarta-feira, 15, a Uefa divulgou o “The European Club Footballing Landscape”, relatório anual que mostra as receitas dos clubes europeus. O estudo é referente ao ano de 2018 e o documento mostra que 30 clubes das principais ligas europeias (Inglaterra, Alemanha, Espanha, França e Itália) arrecadaram o mesmo que os outros 682 juntos.

O documento da Uefa afirma que o faturamento dos clubes de todas as ligas da Europa foi a maior de todos os anos: os 712 clubes faturaram a quantia de 21 bilhões de euros (um pouco mais de R$ 97 milhões na cotação atual).

A entidade afirma que as cinco maiores ligas concentram 75% deste valor. Dentro desta realidade, 30 clubes são responsáveis por 49%. O documento traz que, ao mesmo tempo, o crescimento do faturamento foi três vezes mais alto entre os 30. De acordo com a entidade, isso indica que a distância entre os gigantes e os demais continua aumentando.

“O relatório destaca várias ameaças à estabilidade e ao sucesso contínuo do futebol europeu. Isso inclui os riscos de polarização da receita impulsionada pela globalização, de um cenário fragmentado da mídia e de casos de dependência excessiva da receita vinda de transferências”, disse o presidente da entidade, Aleksander Ceferin.

O relatório deposita mais atenção sobre França, Portugal e Bélgica, indicando que os três países se tornaram dependentes dos ganhos com transferências, equivalentes a metade ou mais da receita de cada um.

“Os clubes exportadores de talentos tornaram-se naturalmente mais dependentes da atividade de transferência para cobrir os salários de seus jogadores e outros custos operacionais. Esse excesso de dependência pode potencialmente resultar em riscos”, destaca o presidente da Uefa.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.