Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / JÁ PENSOU?

E se os Campeonatos Estaduais acabassem hoje? Confira quem levantaria os canecos!

Torneios seguem paralisados por conta da pandemia do coronavírus

Pedro Ungheria Publicado em 20/03/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campeonato Paulista teria o Santo André campeão!! - GettyImages
Campeonato Paulista teria o Santo André campeão!! - GettyImages

A pandemia do Coronavírus influenciou diretamente no calendário esportivo! Ao todo, diversos times decidiram paralisar as atividades para evitar uma maior transmissão da doença e prezar pelo bem-estar e saúde dos funcionários e atletas que convivem no dia a dia do clube. 

Além das organizações, as entidades responsáveis pelos torneios e campeonatos também agiram e suspenderam as tarefas. A CBF, por exemplo, anunciou que todos os torneios ministrados por ela estariam suspensos até segunda ordem. 

Grandes organizações, como Conmebol, UEFA, NBA e outras seguiram a mesma linha. As únicas que geraram uma certa polêmica foram as federações estaduais do Brasil, que não tinham certeza de como agir perante aos campeonatos estaduais. 

Mesmo assim, boa parte deles foram cancelados, até que a situação se normalize. Com isso, criou-se uma grande dúvida. Caso as competições não fossem retomadas, como ficariam os campeões destas edições em questão? 

Por mais que existam algumas questões nos estatutos, levando pelo lado mais compreensível, se os vencedores fossem os atuais líderes, boa parte dos campeonatos já estariam decididos. A fim de deixar vocês a par sobre quais seriam os campões dos estaduais de 2020, nós do SportBuzz separamos alguns dos estaduais e mostramos como estão as situações e como ficaram caso terminassem hoje!

Confira: 

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O torneio ainda se encontra na primeira fase. Ao todo existem os confrontos para os pontos corridos e logo em seguida vem a fase de mata-mata. O torneio parou na nona rodada e, até então, o maior detentor de pontos é o Santa Cruz, que possui 22 acumulados. 

Caso não exista a próxima fase, seguindo o sistema de pontos corridos, o Santa seria o campeão do Pernambucano 2020! 

CAMPEONATO PAULISTA

Atualmente o Paulistão se encontra na décima primeira rodada da primeira fase. Como todos sabemos, após este primeiro estágio, os melhores colocados de cada grupo se encontram na próxima etapa, uma espécie de mata-mata. 

Atualmente, o maior pontuador da fase de grupos é o Santo André, com 19 pontos. Caso o torneio acabasse agora, o clube do ABC possivelmente seria o detentor do título. 

CAMPEONATO PARANAENSE

Diferente dos demais, o Paranaense já está nas quartas de final. A primeira fase acabou e o detentor do topo da tabela foi o Coritiba, que acumulou 24 pontos nas 11 rodadas jogadas. 

Caso o campeonato seguisse a primeira fase como base, o Coxa seria o vencedor do ano. Porém, as partidas do mata-mata já estão definidas, mas, não se tem previsão para que aconteçam. 

CAMPEONATO PARAIBANO

O Campeonato Paraibano está na nona rodada da primeira fase. Ao todo são 10 rodadas de jogos diretos que definem os que passarão para a segunda fase. O atual líder da competição é o Atlético PB com 18 pontos. 

Caso o torneio não avançasse para a segunda fase, o líder seria o Atlético, que, consequentemente, seria o campeão do ano. 

CAMPEONATO MINEIRO

O Mineirão está na sua décima rodada! Ao todo, são 11 que marcam a primeira fase. Na segunda fase, os clubes se encontram para as disputas de mata-mata.

O atual líder da competição é o América MG com 21 pontos. Caso o torneio não tenha continuidade, acredita-se que o Verdão conquiste o título do campeonato estadual.

CAMPEONATO GOIANO

O Goiano está na décima rodada e paralisado! Ao todo, são 12 rodadas entre os clubes que compõe o torneio. O Atlético GO é o atual líder com 23 pontos. Ao que tudo indica, o rubro-negro levaria o tão sonhado título caso a competição não retornasse.

CAMPEONATO GAÚCHO

O Gauchão é dividido em dois turnos, onde os campeões de cada um dos turnos se enfrentam para uma grande finalíssima. O primeiro vencedor foi o Caxias, que venceu o confronto contra o Grêmio por 1x0.

O segundo turno está na quarta rodada e ao todo são seis. O atual vencedor da fase de grupos é o Grêmio, que está com 9 pontos e lidera o Grupo B do torneio. 

Neste caso, não se sabe o método que será levado em consideração para definir o vencedor. 

CAMPEONATO CEARENSE

O Cearense também é dividido em duas fases. A primeira, o Guarany de Sobral venceu com 15 pontos. A segunda fase segue sendo liderada pelo Ferroviário, que está com 13 pontos. Ao todo, são sete rodadas que definem as fases, o campeonato foi paralisado na sexta.

O campeonato em questão segue o mesmo estilo do gauchão, como tem dois vencedores, não se sabe qual o método de definição. 

CAMPEONATO CARIOCA

Conhecido como um dos estaduais mais 'confusos' do Brasil, o Carioca é dividido em duas etapas. A primeira delas é a Taça Guanabara, que já teve o Flamengo campeão durante a partida contra o Boa Vista, onde o rubro-negro venceu por 2x1.

Depois disso, começou a Taça Rio. Ao todo, são 5 rodadas e o confronto está na quarta. Os líderes desta competição são Flamengo e Fluminense, mas, o time das Laranjeiras ganharia no saldo de gols, que está com 10, enquanto o time de Jorge Jesus está com 7. 

A competição acaba quando os vencedores das duas taças se enfrentam para definir o campeão carioca de 2020. 

CAMPEONATO BAIANO

Antes que começe a próxima fase, ainda restaria uma rodada do Campeonato Baiano para cumprir o total de confrontos deste primeiro estágio. Porém, devido a paralisação, não se sabe como a federação agirá daqui em diante. 

Atualmente, o Bahia lidera o campeonato com 15 pontos. Acredita-se que, caso acabe hoje, o Tricolor Baiano seria o campeão do torneio. 


5 itens que os palmeirenses não podem deixar de ter

1- Bíblia do Palmeirense - https://amzn.to/2MzBC84

2- Caneca Trigger Palmeiras - https://amzn.to/31ylx6D

3- Luminária LED Palmeiras - https://amzn.to/2W1PZFc

4- Almofada de Pipoca - https://amzn.to/2J9irzz

5- Chaveiro Palmeiras - https://amzn.to/2P6JYFD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.