Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VEM MUDANÇA POR AÍ!

Conmebol adota mudanças no regulamento da Libertadores e da Sul-Americana; confira as novidades!

Cinco substituições para cada time e alterações nas regras de inscrição de jogadores estão entre as medidas

Izabella Macedo Publicado em 06/08/2020, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conmebol adota mudanças no regulamento da Libertadores e da Sul-Americana - GettyImages
Conmebol adota mudanças no regulamento da Libertadores e da Sul-Americana - GettyImages

A Conmebol prevê a retomada da Copa Libertadores para o dia 15 de setembro, e da Copa Sul-Americana para 27 de outubro, mas antes que uma das competições mais amadas volte a ter a bola rolando, a entidade aprovou algumas mudanças no regulamento.

Nesta quinta-feira, 6, uma série de medidas foram divulgadas visando justamente a volta do torneio e de suas equipes.

As mudanças no regulamento das competições foram aprovadas pelo conselho da entidade e são relacionadas à inscrição dos jogadores, a possibilidade de cinco substituições, e sobre a definição do quadro de arbitragem das partidas.

Confira as novidades

Tanto para a Libertadores como para a Sul-Americana passa a ser permitido que jogadores defendam mais de dois clubes na mesma temporada.

Além disso, um atleta que trocou de time poderá voltar para a sua equipe original e disputar a mesma edição do torneio em que ela estiver inscrita. Isso antes não era permitido.

Também será liberada a inscrição de jogadores em qualquer etapa da competição em que o clube estiver, "onde são permitidas substituições na lista de boa-fé", não necessariamente a partir da fase de grupos.

A regra das cinco substituições, que já está valendo em muitos campeonatos pelo mundo também foi aprovada pela Conmebol. A justificativa é preservar a condição física dos atletas e manter o alto nível de competitividade.
Outra novidade é relacionada a arbitragem do jogo.
As partidas da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana poderão contar com árbitros do país do time mandante, em caso de extrema necessidade, ou o quadro pode ser composto por integrantes de diferentes nacionalidades.
Isso é visto como uma medida para superar as limitações impostas por regras sanitárias.
Com a volta das competições, a entidade vai disponibilizar mais de 93 milhões de dólares aos clubes para ajudar na questão do deslocamento, principalmente de avião, até o local da partida.
 O novo protocolo da entidade chamado "Concentração Sanitária" autoriza a entrada nos países da América do Sul, sob normas sanitárias, por 72 horas.
Confira o comunicado emitido pela Conmebol na íntegra:

"Com a assistência financeira para vôos charter dos clubes, os fundos distribuídos pela CONMEBOL às Associações Associadas e aos clubes já somam US $ 93.100.000.

Antes da retomada da CONMEBOL Libertadores (15 de setembro) e CONMEBOL Sudamericana (27 de outubro), o Conselho CONMEBOL aprovou um novo Protocolo sobre "Concentração em Saúde", que autoriza a entrada nos países da América do Sul, sob rígidas normas sanitárias , por 72 horas, aos membros da delegação dos Clubes visitantes, com autorização expressa para comparecer em sessões de treinamento e na CONMEBOL LIBERTADORES ou na parte SUL-AMERICANA.

Da mesma forma, para preservar a integridade física dos jogadores, o Conselho autorizou a modificação dos regulamentos, permitindo - para esta edição única - que os jogadores representassem mais de dois clubes na CONMEBOL LIBERTADORES ou SUDAMERICANA. Além disso, um jogador que mudou de clube pode retornar à sua entidade original na mesma edição do torneio, algo que não era permitido.
As mudanças aprovadas anteriormente autorizam a inclusão de jogadores, desde a fase de grupos. A incorporação no novo clube pode ocorrer em qualquer estágio da competição, onde são permitidas substituições na lista de boa-fé.

No mesmo espírito de cuidar do desempenho físico dos jogadores e manter alto o nível de competição das competições, o Conselho CONMEBOL aprovou a inclusão da regra de cinco trocas por equipe em cada partida.

Finalmente, em relação à arbitragem, o Conselho da CONMEBOL decidiu adaptar as disposições regulamentares aos tempos da atual pandemia. Nesse sentido, as tríades podem ter árbitros de diferentes nacionalidades e, para casos de extrema necessidade, foi autorizada a possibilidade de os árbitros serem do país local.

Por fim, o Conselho determinou que a fase final do torneio feminino U20 começará em 16 de novembro na Argentina. A pandemia interrompeu essa competição quando a fase de grupos já havia terminado, com a classificação de Brasil, Colômbia, Venezuela e Uruguai. Por outro lado, o último país sediará o torneio feminino com menos de 17 anos, entre 30 de novembro e 19 de dezembro.

Os torneios dessas categorias, no ramo masculino, serão disputados de 2 a 27 de fevereiro de 2021, na Colômbia (sub 20) e de 31 de março a 25 de abril de 2021, no Equador (sub 17)".


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.