Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BA-VI 498!

Como foi o último Ba-Vi na Série A do Brasileirão?

Após mais de cinco anos, Bahia e Vitória voltam a protagonizar um Ba-Vi na Série A do Brasileirão; veja como foi último clássico baiano na elite

Como foi o último Ba-Vi na Série A do Brasileirão? - Maurícia da Matta / EC Vitória
Como foi o último Ba-Vi na Série A do Brasileirão? - Maurícia da Matta / EC Vitória

Neste domingo, 21, o Vitória recebe o Bahia, em partida válida pela terceira rodada do Brasileirão de 2024. Após mais de cinco anos, as duas equipes voltam a se encontrar na elite do futebol brasileiro. Apesar dos confrontos recorrentes pelo Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, o clássico baiano volta ao palco mais importante do cenário nacional. Veja como foi o último Ba-Vi na Série A.

O último Ba-Vi na elite do futebol brasileiro aconteceu no dia 11 de novembro de 2018. Assim como irá acontecer neste domingo, 18, o clássico foi disputado no Barradão, casa do Vitória. Dentro de campo, o duelo foi equilibrado e o Leão largou na frente, mas o Bahia foi buscar o empate e o jogo terminou em 2 a 2.

Os dois gols do Vitória foram de Léo Ceará, centroavante da equipe naquela temporada. Por outro lado, o Bahia marcou com Nilton, ainda na primeira etapa, e confirmou o empate com Eric Ramires. Os donos da casa eram comandados por João Burse, enquanto o Esquadrão tinha Enderson Moreira como treinador.

Ao fim do Brasileirão, o Bahia levou a melhor e, não só se manteve na elite, como terminou na 11ª colocação, garantindo vaga para a Sul-Americana. Em contrapartida, com apenas 37 pontos conquistados, o Vitória foi o vice-lanterna e foi rebaixado para a Série B, junto com Paraná, América-MG e Sport.

Zé Rafael e Arouca em disputa de bola (Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória)
Zé Rafael e Arouca em disputa de bola (Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória)

Por fim, fica um destaque para os elencos dos times baianos daquela temporada. O Vitória tinha jogadores como Erick, atualmente no São Paulo, o veterano Arouca e Neilton, que disputou o último Paulistão pelo Água Santa. Já o Bahia contava com os serviços de Zé Rafael, hoje no Palmeiras, Gregore, do Botafogo, e Léo, do Vasco.