Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO ITALIANO

Com dívida de R$ 360 milhões, clube da Itália decreta falência

Na terceira divisão da Itália, tradicional clube da Sicília tem falência decretada por problemas financeiros e precisará recomeçar do zero; time tem 17 temporadas na Serie A

Redação Publicado em 24/12/2021, às 08h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catania, em ação em 2019 - GettyImages
Catania, em ação em 2019 - GettyImages

Time tradicional da Itália, o Catania decretou falência na última quinta-feira, 24, por conta de uma dívida de 56 milhões de euros (cerca R$ 360 milhões na cotação atual). O pedido de recuperação recusado, e o clube terá que recomeçar do zero a partir da próxima temporada. Atualmente, a equipe é 13ª colocada da terceira divisão nacional.

O Catania tem 17 edições de Seria A TIM (primeira divisão) disputadas em sua história, registrando sua melhor campanha com o oitavo lugar na temporada 2012/13. Um dos mais populares clubes da Sicília, região sul da Itália tem como rival regional o Palermo.

Canal SportBuzz:

O clube contou com passagens de nomes conhecidos do futebol entre 2006 e 2014, como os argentinos Maxi López, hoje no Crotone, e Papu Gómez, do Sevilla, além de ter sido comandado pelo técnico Diego Simeone, atual treinador do Atlético de Madrid, no primeiro semestre de 2011.

Equipe do Catania, em 2011 (Crédito: GettyImages)

Disputando a terceira divisão italiana, o Catania terá o direito provisório de seguir jogando até o dia 2 de janeiro. Um grupo de dois advogados e um contador tentará encontrar fundos para que a equipe consiga encerrar a temporada. A partir da temporada que vem, o clube vai recomeçar do zero e cairá para a última divisão nacional, como aconteceu com o Parma há poucos anos.

Este será o segundo recomeço do Catania, que foi fundado em 1946. Em 1993, o clube italiano foi recriado por conta de irregularidades financeiras. Para manter a sua identidade, terá um prazo de 30 dias para encontrar um novo comprador que arque com a atual dívida.