Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / E AGORA?

Champions: final coloca disputa entre Vini e Bellingham por Bola de Ouro

Além da expectativa pelo título, espectadores também colocam final da Champions League como chave pela Bola de Ouro desta temporada

Final da Champions abre disputa pela Bola de Ouro - Getty Images
Final da Champions abre disputa pela Bola de Ouro - Getty Images

A final da Champions League, que acontece neste sábado, 1, entre Real Madrid e Borussia Dortmund já se coloca como o jogo mais importante da temporada europeia por si só, mas pode ter maior valor para dois jogadores. Vinícius Júnior e Bellingham aparecem como principais favoritos a conquistar a Bola de Ouro, e isso pode ser decisivo.

Ambos dividindo o protagonismo do Real Madrid, pode-se dizer que cada um comandou seus companheiros em uma metade da temporada. Enquanto Bellingham foi crucial na primeira parte, com recordes de gols nos primeiros jogos com a camisa Merengue, Vini foi importante nos momentos mais decisivos.

Em números absolutos, o inglês fez 41 partidas para marcar 23 gols e 12 assistências, sendo 19 tentos em LALIGA e outros quatro na Champions League. Desta forma, ele soma 35 participações diretas em gols durante toda a temporada, além da relevância dos mesmos, como nos clássicos contra o Barcelona.

Do outro lado, Vinícius esteve em campo em 38 jogos na temporada, muito devido a uma lesão entre o fim e o início deste ano. No período, também foram 23 gols marcados pelo jogador, sendo 15 em LALIGA, cinco na Champions e outros três na Supercopa nacional, contra o rival catalão. Além disso, também anotou 11 assistências, totalizando uma participação a menos do que o companheiro.

Vinícius Júnior contra Kimmich na Champions League
Vinícius Júnior contra Kimmich na Champions League - Getty Images

A relevância, porém, pode tender para o brasileiro, que fez chover nas quartas de final contra o Manchester City, com duas assistências no segundo jogo. Além disso, também fez de tudo na semi, contra o Bayern de Munique, e principalmente Kimmich, seu marcador daquele confronto que deu a vaga na final para o Madrid.

De qualquer forma, é um assunto que só será resolvido a partir das 16h (horário de Brasília), neste sábado, 1, em Wembley, na Inglaterra. Enquanto o Real Madrid busca seu título de número 15, sendo o maior campeão, o Dortmund tentará chegar ao bicampeonato, tendo vencido também na temporada de 1996/97.