Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL

Campeonato Brasileiro: Felipão comanda o Cruzeiro e dá esperanças de arrancada na Série B

Técnico comanda time mineiro para reviver campanha que levou o Palmeiras ao título do Brasileirão de 2018

Redação Publicado em 30/10/2020, às 10h00 - Atualizado às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campeonato Brasileiro: Felipão comanda o Cruzeiro e dá esperanças de arrancada na Série B - Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Fotos Públicas
Campeonato Brasileiro: Felipão comanda o Cruzeiro e dá esperanças de arrancada na Série B - Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Fotos Públicas

O técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi contratado pelo Cruzeiro para assumir o time na sequência da temporada na Série B do Campeonato Brasileiro. O experiente e vitorioso treinador chega ao clube mineiro com contrato até 2022 e com a missão de evitar a queda para a terceira divisão. A equipe está na 18ª colocação, com 17 pontos.

Felipão volta depois de 19 anos e assume o Cruzeiro no pior cenário possível, mas dá esperança ao torcedor por uma recuperação. O clube, que joga pela primeira vez a Segunda Divisão do Brasileiro, não vive um bom momento após 18 rodadas disputadas.

Já foram duas partidas no comando da equipe, sendo uma vitória sobre o Operário e um empate contra o Náutico. A experiência de Felipão na arrancada vitoriosa à frente do Palmeiras, na campanha de 2018, é um dos motivos para o torcedor cruzeirense acreditar na volta à elite do futebol nacional. 

Ainda em adaptação ao trabalho do treinador, o Cruzeiro volta a campo nesta sexta-feira, 30, quando recebe o Paraná, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão.

Projeto Felipão

A contratação de Felipão foi um alento para o torcedor do Cruzeiro, que viu o time receber recusas de três treinadores da Série B e agora espera respostas dentro de campo de um técnico que está entre os maiores vencedores da história do futebol brasileiro.

Arrancada de 2018 pelo Palmeiras

Felipão não tem uma tarefa fácil no Cruzeiro para tirar o time da 18ª colocação e levá-lo ao G-4 em 20 rodadas até o fim da temporada 2020. Com 17 pontos somados até aqui, a equipe tem 11 pontos de diferença para o Juventude, que é o atual quarto colocado – momentaneamente a última equipe conquistando o acesso à Série A.

Na disputa de pontos corridos, a média para conseguir o acesso à Série A é de 62 pontos. Portanto, a equipe precisa conquistar 45 dos 60 pontos que ainda estão em disputa. A missão é árdua, mas não é impossível. O experiente técnico já viveu uma situação parecida no Palmeiras, no título do Brasileirão de 2018.

Felipão assumiu o alviverde paulista em julho daquele ano, após a demissão de Roger Machado. Ele estava sem dirigir uma equipe desde novembro do ano anterior, quando deixou o Guanghzou Evergrande, da China.

Assim como no Palmeiras, ele comandou o Cruzeiro a partir da 17ª rodada da competição. O Verdão entrou em campo naquela ocasião ocupando a sexta colocação, com 26 pontos, e queria alcançar o líder Flamengo, que já somava 34 pontos. Naquela campanha, Felipão conquistou 54 pontos nas 22 rodadas restantes. Foram 16 vitórias e seis empates.

Em duas partidas comandando o Cruzeiro, conquistou uma vitória (sobre o Operário) e um empate (contra o Náutico). Se repetir a campanha construída no Verdão, o time mineiro chegaria aos 67 pontos, uma situação segura em relação ao acesso.

Experiência no comando de seleções

Técnico do pentacampeonato do Mundo da Seleção Brasileira em 2002, Felipão fez um bom trabalho também à frente de Portugal. Apesar de sua passagem recente no comando do Brasil ter sido marcada pelo doloroso 7 a 1, Luiz Felipe Scolari é um dos técnicos mais vitoriosos do futebol nacional.

Em 2001, assumiu a seleção após a demissão de Emerson Leão, que vivia uma situação complicada nas eliminatórias para a Copa do Mundo, disputada no ano seguinte. O Brasil se recuperou e se classificou ao Mundial do Japão e da Coreia do Sul em terceiro lugar, com 30 pontos. O técnico fez um excelente trabalho também com a união do grupo, que foi apelidado de “Família Scolari”. Em 2002, conquistou o pentacampeonato do Mundo após a vitória por 2 a 0 contra a Alemanha. Com contrato com o Cruzeiro até 2022, Felipão terá tempo para montar o seu time e uma possível nova família.

No ano seguinte, assumiu a Seleção de Portugal e, na Eurocopa de 2004, levou a equipe da casa à final. Na decisão, Portugal foi derrotado pela Grécia por 1 a 0, o que foi apontado como uma das maiores zebras do futebol.

Na Copa do Mundo de 2006, colocou a seleção de volta à semifinal pela primeira vez em 40 anos, mas foi eliminado pela França. Nas fases anteriores, Portugal passou por Holanda nas oitavas de final e Inglaterra nas quartas de final. 

De volta à Seleção Brasileira em 2012 após a demissão de Mano Menezes, Felipão assumiu a equipe e conquistou a Copa das Confederações de 2013, derrotando a então atual campeã mundial Espanha. No ano seguinte, a passagem do técnico foi marcada na Copa do Mundo disputada no Brasil, quando chegou à semifinal e perdeu por 7 a 1 para a Alemanha, sendo a maior goleada sofrida em um Mundial. A partida foi disputada no Mineirão, em Belo Horizonte.

Ao todo, Felipão tem 32 partidas como mandante no Gigante da Pampulha, como técnico do Cruzeiro (2000 e 2001) e da Seleção Brasileira (em sua última passagem). São 16 vitórias, dez empates e seis derrotas. Nesta sexta-feira, 30, ele reestreia no Mineirão, com a missão de liderar o time mineiro ao acesso à Série A.


5 itens que todo torcedor do Cruzeiro precisa ter

1- Almanaque do cruzeiro - https://amzn.to/2MZbr9J

2- Caneca Gel Cruzeiro Escudo - https://amzn.to/32FNYBe

3- Camisa Umbro Cruzeiro Oficial 1 2019 - https://amzn.to/2W7ZAKM

4- Conjunto 4 Copos Dose Olé - Cruzeiro Escudos - https://amzn.to/2W6hAFd

5- Boné Aba Reta Cruzeiro - https://amzn.to/33PPcK2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.