Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VISH!

Campeonato boliviano é anulado após suspeitas de manipulação; entenda

Federação boliviana de futebol vai consultar a Conmebol se é possível realizar um torneio “relâmpago”; campeonato principal foi cancelado após suspeita de manipulação de resultados

Bolívia - GettyImages
Bolívia - GettyImages

O Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano e da Copa Nacional decidiu nesta terça-feira, 5, anular a edição de 2023 dos dois torneios, por conta de uma suspeita de manipulação de resultados. A Federação Boliviana de Futebol (FBF) irá consultar a Conmebol para poder realizar um torneio rápido, que termine em dezembro.

“O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados”, disse Fernando Costa, presidente da Federação, nesta terça-feira, 5.

A medida tomada é um reflexo dos últimos casos de corrupção e suspeita de manipulação de resultados nos campeonatos de primeira divisão do país. Marcos Rodriguez, presidente do Vaca Díez, solicitou hoje a licença do cargo, por suposto envolvimento. Já Jenny Montaño, presidente do Independiente Petrolero, afirmou que quatro jogadores do time estariam envolvidos em subornos. Na última segunda-feira, 4, a FBF formalizou uma denúncia ao Ministério Público contra a “suspeita rede de corrupção”.

“Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou aos conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia”, afirmou o presidente da FBF. Costa denunciou a existência da suposta rede de corrupção, envolvendo atletas, juízes e dirigentes na última semana.

Os clubes bolivianos solicitaram a destituição dos membros da Comissão de Arbitragem do Campeonato Boliviano, que tem como líderes Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo. Eles são acusados de serem cúmplices de diferentes arranjos de partidas da competição. A realização de um torneio extraordinário, que possa substituir o campeonato e a copa, ajudaria na definição de rebaixamentos e promoções dos times, além das vagas para as competições continentais, como Libertadores e Sul-Americana. A Bolívia entra em campo nesta sexta-feira, 8, contra o Brasil, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.