Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / É JOGO DURO!

Bolívar em La Paz: a pedra no sapato dos brasileiros

Bolívar recebeu clubes brasileiros 17 vezes em La Paz e perdeu apenas três vezes; veja o tamanho do desafio do Flamengo na Libertadores

Bolívar em La Paz: a pedra no sapato dos brasileiros - Getty Images
Bolívar em La Paz: a pedra no sapato dos brasileiros - Getty Images

Nesta quarta-feira, 24, oFlamengo vai a campo contra o Bolívar, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O rival boliviano é o atual líder do grupo E, com 100% de aproveitamento, e busca pontuar contra o Mengão jogando em sua casa, o Hernando Siles, localizado em La Paz, a 3.600 metros do nível do mar.

O momento do Bolívar é realmente muito positivo, mas, traçando um retrospecto histórico, a equipe sempre foi um problema para os clubes brasileiros quando os recebeu em La Paz. O Fla, por exemplo, visitou o Hernando Siles em duas ocasiões, e não conquistou nenhuma vitória. Ao todo, foram 17 confrontos contra equipes do Brasil, com apenas três derrotas dos bolivianos.

Os únicos capazes de realizar essa proeza foram o Grêmio, em 1983, o Palmeiras, em 2020, e o Internacional, em 2023. O Colorado teve que passar pelo Bolívar nas quartas de final da Libertadores, enquanto o Verdão e o Imortal encararam a altitude na fase de grupos. Inclusive, ambaos os times sagraram campeões nas temporadas que superaram os desafios de La Paz.

O Flamengo visitou o Bolívar, pela primeira vez, em 1983, mesmo ano que o Grêmio. Em duelo válido pela fase de grupos, o Mengão perdeu por 3 a 1 em solo boliviano. Posteriormente, o clube carioca voltou ao Hernando Siles, em 2014, quando foi derrotado por 1 a 0.

Elano em ação no último jogo entre Flamengo e Bolívar, em 2014 (Crédito: Getty Images)
Elano em ação no último jogo entre Flamengo e Bolívar, em 2014 (Crédito: Getty Images)

Dessa forma, o Flamengo precisa quebrar um tabu individual contra o Bolívar, em La Paz, nesta quarta-feira, 24. Além disso, uma vitória seria fundamental para o Mengão assumir a liderança do grupo E ainda nesta rodada. E, para os supersticiosos, os últimos brasileiros que venceram no Hernando Siles, pela fase de grupos, levantaram a taça. Os cariocas, com certeza, querem manter essa tradição.