Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CLÁSSICO GAÚCHO!

Azuis x Vermelhos: como foi o primeiro GreNal da história?

Clássico protagonizado por Grêmio e Internacional, o GreNal representa uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro; veja como tudo começou

GreNal 441 será definido no domingo, 25 - Getty Images
GreNal 441 será definido no domingo, 25 - Getty Images

Neste domingo, 25, Grêmio e Internacional protagonizam o GreNal de número 441 na história do futebol brasileiro. O clássico, que é o segundo mais antigo do país (atrás somente do ‘Vovô’, Fluminense x Botafogo), poderá render uma nova liderança no Campeonato Gaúcho 2024, no qual o Colorado ocupa o topo, e o Tricolor estaciona em 2º lugar. 

O primeiro GreNal da história foi disputado no dia 18 de julho de 1909 e sediado no Estádio da Baixada. Embora as equipes tenham tornado o confronto mais disputado na atualidade, a estreia do clássico foi completamente desbalanceada: o Grêmio atropelou o Inter com um chocolate de 10 a 0.

O público do embate foi estimado em duas mil pessoas, que pôde presenciar o placar sendo aberto por Edgar Booth aos 10 minutos do primeiro tempo (minutagem simbólica para o escore do dia). Ao longo do clássico, o atleta ainda cravaria uma manita, enquanto Grünewald acrescentaria com um ‘poker’, e Moreira jogaria a última pá de terra ao anotar seu único tento.

A expressão GreNal, porém, começaria a ser utilizada somente em 1926, com o jornalista Ivo dos Santos Martins. O Grêmio ficou na frente no retrospecto até 1945, quando o Internacional passou a dominar a estatística no 89º encontro entre as equipes; na ocasião, os colorados venceram por 4 a 2. A maior goleada oficial dos vermelhos sobre os azuis foi de 7 a 0, em 1948, como visitantes.

Ainda assim, houve o polêmico clássico em que o Inter teria levado a melhor por 11 a 0, o GreNal de número 55. A partida pretendia coroar a despedida do ídolo gremista Luiz Carvalho, porém, o Colorado estragou a festa com o placar de 6 a 0; cinco gols haviam sido anulados, três por impedimento e dois por toque de mão.

No retrospecto total, são 161 vitórias do Inter, 141 do Grêmio e 138 empates. O mandante do Beira-Rio também detém a maior marca de gols anotados sobre o adversário: 598 tentos contra 572 do Imortal. Entre os quatro últimos GreNais, o equilíbrio é maior, com dois triunfos para cada lado.