Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTO!

Algoz do Cruzeiro e vitorioso pelo Grêmio: Relembre a trajetória de Alejandro Sabella

Ex-treinador faleceu depois de sofrer com complicações de uma grave doença cardíaca na qual o acometia

Redação Publicado em 08/12/2020, às 16h24 - Atualizado às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alejandro Sabella em ação pela seleção da Argentina - GettyImages
Alejandro Sabella em ação pela seleção da Argentina - GettyImages

Nesta terça-feira, 8, Alejandro Sabella faleceu devido a uma complicação numa internação recente por conta de uma grave doença cardíaca, que o acometia desde 2015. Aos 66 anos de idade, o ex-jogador e treinador fez sucesso por onde passou e deixou títulos nas salas de troféus. 

Em sua carreira como atleta profissional, o argentino deixou de lado sua carreira de advogado para realizar o sonho de ser jogador de futebol. Conhecido por ser um meio-campista ágil, habilidoso e de toques curtos, logo se destacou pelo River Plate, clube que o revelou. 

Pelos Millionarios, ele foi peça fundamental para que o time encerrasse um jejum de 18 anos sem títulos da equipe. Logo de cara, ele venceu o Campeonato Argentino de 1975, que era divido em duas competições: Nacional e Metropolitano. Em 1977, também venceu o Metropolitano. 

Depois de quatro anos no River Plate, Sabella seguiu para Inglaterra e foi um dos primeiros argentinos a atuar em solos ingleses. Por lá, atuou por equipes como Sheffield United e Leeds United, onde não foi campeão, porém se destacou pelo excelente futebol apresentado. 

Em 1982, voltou para a América do Sul, onde se consagrou com a camisa do Estudiantes de La Plata. Em três temporadas que esteve por lá foi campeão Metropolitano e também Nacional. Depois do sucesso na Argentina, se transferiu para o Grêmio, clube por onde venceu dois campeonatos gaúchos. 

Em apenas duas temporadas no Tricolor, Alejandro Sabella conseguiu ter destaque e venceu três títulos. Dois deles foram estaduais e o segundo foi o extinto Troféu de Palma de Mallorca, em 1985. 

Depois de atuar pelo Brasil, jogou por mais quatro anos, quando em 1989 acabou se aposentando com a camisa do Irapuato. Como atleta, durante esse período, teve passagem pela Seleção Argentina, onde fez quatro jogos. 

CARREIRA COMO TREINADOR! 

Alejandro Sabella iniciou sua carreira como auxiliar técnico de Daniel Passarela e, ao lado do treinador,  passou por equipes como: Seleção Argentina, Seleção Uruguai, Corinthians, Monterrey, River Plate e Parma. 

Mas sua primeira e única experiência como treinador foi no Estudiantes de La Plata. Assumindo a equipe em 2009, ele conseguiu colocar o time argentino no topo do futebol sul-americano, quando bateu o Cruzeiro e acabou sendo campeão da Libertadores da América.

Em 2011, após ser campeão argentino pelo Estudiantes, foi convidado para ser o técnico da Seleção Argentina. Sabella teve uma passagem brilhante pelo time nacional e cabou ficando com o vice-campeonato mundial, quando perdeu para a Alemanha, no Maracanã, em 2014.