Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / GUIA COMPLETO!

NCAA March Madness: tudo o que precisa saber sobre o basquete universitário

Confira o guia completo de tudo o que precisa saber sobre a edição de 2024 do NCAA March Madness, torneio de basquete universitário dos Estados Unidos

NCAA March Madness Final 2023 - Getty Images
NCAA March Madness Final 2023 - Getty Images

Nesta terça-feira, 19, começou o March Madness 2024, período de jogos mais esperado da temporada de basquete universitário dos Estados Unidos. Ao todo, 68 equipes disputam o tão sonhado título da NCAA. A missão de cada time é simples: vencer. Se perder, volta para casa.

Como é o torneio?

Tudo começa com o First Four, onde os oito piores times classificados (sendo quatro das conferências mais fracas e outros quatro das mais fortes) disputam quatro vagas na Primeira Rodada.

Depois dela, acontece a Segunda Rodada, seguida pelo Sweet 16 (semifinais regionais) e o Elite 8 (finais regionais). Então, cada equipe campeã de cada região (Leste, Oeste, Sul e Meio-Oeste) irá para o tão sonhado Final Four, que acontece este ano no State Farm Stadium, na cidade de Glendale, casa do Arizona Cardinals, da NFL. As semifinais acontecem no dia 6 de abril, enquanto a grande final tem a bola jogada para cima dois dias depois, no dia 8.

Datas das fases do March Madness 2024

First Four: 19 e 20/3
Primeira Rodada: 21 e 22/3
Segunda Rodada: 23 e 24/3
Sweet 16: 28 e 29/3
Elite 8: 30 e 31/3
Final Four: semifinais (6/4) e final (8/4)

A escolha dos 68 times que disputam o March Madness

Os primeiros times que garantem suas classificações são os campeões de cada uma das 32 conferências do basquete universitário. Já as outras 36 vagas restantes são definidas através de um comitê formado por diretores esportivos das universidades e comissários das conferências. Para a seleção das equipes, são considerados os programas com melhores campanhas e número de vitórias contra elencos bem ranqueados.

Depois que os times são escolhidos, o comitê então distribuiu por quatro regiões (Leste, Oeste, Sul e Meio-Oeste), levando em conta o equilíbrio técnico e a localização geográfica das universidades. Desta forma, dentro de cada uma das quatro, os times recebem um número de ranqueamento, chamado seed, que vai do 1 ao 16. Então, quanto menor o número, maior o nível técnico do elenco. Assim, o chaveamento é feito para que o time de menor seed enfrente o de maior em sua respectiva região.

Principais campeões da NCAA

A NCAA College Basketball tem universidades memoráveis e inúmeros jogadores de elite que estão e estiveram na NBA passaram por elas e foram campeões do torneio. O programa de maior número de títulos é o da UCLA, que já teve nomes como Kareem Abdul-Jabbar, Russell Westbrook, entre outros, com 11 conquistas.

Depois, vem Kentucky, com 8 (nomes como Devin Booker, Anthony Davis, John Wall, etc.), seguida por North Carolina, com 6 (Michael Jordan, Vince Carter e Chris Paul). Por fim, Duke, Indiana e UConn somam 5 troféus cada uma.

Principais prospectos do Draft 2024 que estarão disputando o March Madness

Reed Sheppard (SG, Kentucky, freshman)
Rob Dillingham (PG, Kentucky, freshman)
Cody Williams (SF, Colorado, freshman)
Ja’Kobe Walter (SG, Baylor, freshman)
Kyle Filipowski (C, Duke, sophomore)
Stephon Castle (PG/SG, UConn, freshman)
Donovan Clingan (C, UConn, sophomore)
Dalton Knecht (SF, Tennessee, senior)
Ryan Dunn (SF/PF, Virginia, sophomore)
Yves Missi (C, Baylor, freshman)
Kevin McCullar (SG/SF, Kansas, senior)
Jared McCain (PG, Duke, freshman)
Terrence Shannon (SG/SF, Illinois, senior)
DaRon Holmes (C, Dayton, junior)
Oso Ighodaro (PF, Marquette, senior)
Zach Edey (C, Purdue, senior)
Johnny Furphy (SG/SF, Kansas, freshman)
Tyler Kolek (PG, Marquette, senior)
Tristan da Silva (PF, Colorado, senior)
Trey Alexander (SG, Creighton, junior)

Quem é o grande favorito para levar a edição de 2024 do March Madness?


É muito complicado você selecionar um grande favorito para conquistar o título em um torneio que tem 68 times disputando o troféu. Desde equipes imbatíveis até zebras podem acontecer a qualquer momento. Mas, especialistas indicam algumas faculdades que merecem uma atenção a mais na corrida.

Tennessee Volunteers: Em toda a sua história, a equipe só chegou somente até o Sweet 16 e sonha com o Final Four. De acordo com especialistas, a universidade nunca esteve tão bem para chegar ao destino final do torneio e pode ser uma das poucas vezes que realmente terá a chance entre os próximos anos.

UConn Huskies: Colocada como o principal programa esta temporada, vencendo 31 partidas de 34 disputadas, podem ser campeões pela primeira vez desde 2006/07. O que pode complicar é a forma como estão colocados na tabela, podendo encarar membros do Final Four de 2023.

North Carolina Tar Heels: Muitos especialistas estadunidenses estão completamente apaixonados pela forma como os Heels vêm jogando na temporada. Arrumando problemas defensivos do último ano, a faculdade chega com muito potencial e pode surpreender chegando no Final Four 2024.

Houston Cougars: Olhando por regiões, os Cougars são o time que podem ter o caminho mais fácil até o Final Four desta temporada entre os ranqueados na seed número 1, sendo testado de verdade somente durante o Sweet 16. Com uma defesa sensacional, que potencializa ainda mais o ataque, o elenco pode ser beneficiado e sofrer com sua qualidade exacerbada.