Como vai funcionar o novo Mundial de Clubes?


O Mundial deixará de ser um torneio anual, para ser realizado a cada quatro anos. O 'Novo Mundial', contará com 24 equipes, divididas em: 8 da UEFA, 6 da CONMEBOL, 3 da CONCACAF, 3 da CAF, 2,5 da AFC, 0,5 da OFC e 1 para o país sede.


Cada confederação ficará responsável por definir o formato de classificação para o torneio. A AFC, já definiu que duas vagas serão atribuídas aos finalistas da Liga dos Campeões Asiática e a outra meia vaga será disputada entre os semifinalistas.


O terceiro melhor time da Ásia disputará com o representante da meia vaga da Oceania. Com todas as equipes definidas, os 24 times serão divididos em oito grupos de três equipes cada. O melhor de cada grupo se classifica para disputar a semifinal. 


 Sendo assim, para um clube brasileiro conseguir se sagrar campeão, será preciso disputar quatro jogos (dois pela fase de grupos, a semifinal e a final), diferente do antigo formato que eram apenas dois, por isso se tornará ainda mais difícil.


A ideia da FIFA é que o novo Mundial de Clubes substitua a Copa das Confederações. A entidade quer chamar a atenção dos clubes do futebol mundial ao torneio, com uma premiação maior em dinheiro e uma disputa mais competitiva.


texto: 
Lucas Cesare
EDIÇÃO:
VInicius lopes
créditos:
getty images