Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ENTENDA O NOVO FORMATO!

Por que era a “última chance” de um clube brasileiro vencer o Mundial?

Palmeiras acabou perdendo para o Chelsea no jogo considerado como a “última chance” de um brasileiro vencer o Mundial. Como vai funcionar o novo formato do torneio?

Lucas Cesare Publicado em 15/02/2022, às 18h22 - Atualizado em 18/02/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras acabou perdendo o Mundial para o Chelsea - Getty Images
Palmeiras acabou perdendo o Mundial para o Chelsea - Getty Images

“Se não ganhar agora, não ganha mais”! Esta foi uma das frases mais ditas durante a campanha do Palmeiras no Mundial de Clubes da FIFA. A equipe chegou à final do torneio após vencer o Al-Ahly, do Egito, na semifinal, mas acabou perdendo o título para o Chelsea, atual campeão da UEFA Champions League.

Mas, por que esta edição do Mundial de Clubes seria a “última” em que um clube brasileiro poderia se sagrar campeão? Acontece que o torneio mudará de formato, passando a contar com mais clubes (inclusive europeus), o que vai fazer com que a competição se torne ainda mais competitiva e difícil de ser conquistada, principalmente para os times sul-americanos.

CANAL - SPORTBUZZ: 

Pensando nisso, nós do SportBuzz preparamos um especial para vocês, explicando como funcionará o novo formato do torneio:

Primeiro de tudo, o Mundial de Clubes deixará de ser um torneio anual, para ser realizado a cada quatro anos. O ‘Novo Mundial’, contará com 24 equipes participantes, divididas da seguinte maneira: oito da UEFA (Europa), seis da CONMEBOL (América do Sul), três da CONCACAF (América do Norte e Central), três da CAF (África), duas e meia da AFC (Ásia), meia da OFC (Oceania) e uma para o país sede.

Cada confederação ficará responsável por definir o formato de classificação das equipes para o torneio. A AFC, já definiu que duas vagas serão atribuídas aos finalistas da Liga dos Campeões Asiática e a outra meia vaga será disputada em um play-off entre os semifinalistas. O terceiro melhor time da Ásia disputará outra preliminar com o representante da meia vaga da Oceania.

Bayern de Munique foi o campeão mundial de 2020
Bayern de Munique foi o campeão mundial de 2020 (Créditos: Getty Images)

Com todas as equipes definidas, os 24 participantes serão divididos em oito grupos de três times cada. O melhor classificado de cada grupo se classifica para disputar a semifinal. Sendo assim, para um clube brasileiro conseguir se sagrar campeão, será preciso disputar quatro jogos (dois pela fase de grupos, a semifinal e a final), diferente do antigo formato que eram apenas dois, por isso se tornará ainda mais difícil.

A ideia da FIFA é que o novo Mundial de Clubes substitua a Copa das Confederações, que foi excluída do calendário por não ser tão atrativa ao público. A entidade quer chamar a atenção dos clubes do futebol mundial ao torneio, com uma premiação maior em dinheiro e uma disputa mais competitiva. Além de acreditar que o torneio se tornaria mais lucrativo.

A primeira edição do ‘Novo Mundial’ estava marcada para acontecer entre os dias 17 de junho a 4 de julho de 2021, porém, por conta da pandemia de coronavírus, a FIFA decidiu adiar o torneio sem uma data definida. Contudo, o país sede já é certo que será a China e os jogos acontecerão nas cidades de: Guangzhou, Dalian, Shenyang, Shanghai, Hangzhou, Jinan, Wuhan e Tiajin.

O 'truque' do Chelsea para marcar o gol do título contra o Palmeiras

Todos acompanhamos a final do Mundial de Clubes entre Chelsea e Palmeiras, onde ambos buscavam a conquista inédita da competição. E o lance decisivo foi um pênalti, cometido pelo zagueiro Luan, e convertido pelo jovem alemão, Kai Havertz, do Chelsea. Assim, os Blues se sagraram campeões Mundiais pela primeira vez.

Mas de acordo com o Daily Mail, o gol de pênalti contou com um 'truque' dos batedores! Logo em seguida do árbitro assinalar a marcação, o capitão dos Blues, Azpilicueta pegou a bola e indicou que cobraria o pênalti. Mas na verdade, era uma distração por parte do clube inglês! 

"(Quando o árbitro marcou o pênalti) Eu já esperava que os jogadores do Palmeiras fossem cercar o batedor do pênalti e falar bastante. Mas eu já tinha avisado ao Kai (Havertz) que seria ele o cobrador", disse Azpilicueta após o jogo, confirmando que sua estratégia foi pensada de maneira prévia.