Lewis Hamilton repreende atitude de Helmut Marko - Foto: Jiri Krenek
F1!

Hamilton se posiciona em polêmica envolvendo Marko e suas declarações: 'Inaceitável'

Piloto faz duras críticas ao profissional

Redação Publicado em 15/09/2023, às 16h00

Em Singapura, a declaração xenofóbica de Helmut Marko sobre a suposta dificuldade de concentração de Sergio Pérez na Fórmula 1 chegou ao paddock da categoria nesta quinta-feira. Ao ser questionado sobre o assunto, Lewis Hamilton respondeu de forma firme, enfatizando que um mero pedido de desculpas não é suficiente para lidar com esse tipo de questão.

Após o Grande Prêmio da Itália, Marko tentou explicar os altos e baixos na temporada de Pérez. Sua justificativa foi que pilotos da "América do Sul" tendem a ter mais dificuldades em manter a concentração. Além disso, há uma consideração geográfica importante: o México, país de origem de Pérez, está localizado na América do Norte.

Hamilton não hesitou quando foi questionado. Ele foi absolutamente claro em sua resposta e até mesmo a Red Bull, como organização, não escapou de suas críticas, uma vez que não emitiu nenhum comunicado oficial para se distanciar das declarações feitas pelo consultor.

Em entrevista à rede inglesa de TV Sky Sports, o piloto declarou: “É completamente inaceitável o que ele falou”, disse. “Apesar de dizermos que não há espaço para qualquer tipo de discriminação no esporte, e não devia haver mesmo, temos líderes e pessoas em posições como a dele fazendo comentários como esses. Isso não é bom para a gente no caminho do futuro. Só mostra o trabalho que temos de fazer”.

Em seguida, Hamilton ainda completou: “Há pessoas nos bastidores trabalhando muito duro para combater esse tipo de coisa, mas é muito complicada mudar quando pessoas no topo da cadeia têm esse tipo de mentalidade. Isso nos impede de avançar. Não estou surpreso, para ser honesto”.

O piloto defendeu o seu ponto, frisando que o assunto não pode ser minimizado por se tratar de alguém importante: “Isso não é algo pelo qual você simplesmente se desculpa e tudo fica bem. Mais coisa precisa ser feita. Quando funcionários fazem comentários assim, normalmente são removidos ou [a equipe que defendem] faz uma declaração, ou algo assim. Então é interessante que eles [Red Bull] não fizeram isso agora”, continuou.

Por fim, concluiu que sua luta é contrária a esse tipo de postura: “Não é minha equipe e não é assim que nós nos comportamos. Mas mostra como é importante continuar o trabalho que eu tento fazer com o meu time e o esporte. Ainda temos muito trabalho pela frente para tornar esse ambiente mais inclusivo”.

*com colaboração de Savanna Machado

Helmut Marko Lewis Hamilton

Leia também

ADXC 4: Atletas falam sobre suas expectativas em coletiva de imprensa


Junior Preto busca vitória no ACA desta sexta-feira, na Rússia


Ex-treinador de Wanderlei Silva destaca importância do muay thai em sua vida


Coimbra International Cup dá início ao Circuito Ibério de Jiu-Jitsu


Rogger Souza enfrenta Eduardo Neves em nova luta principal do Centurion FC


Sophia Medina é convocada para a primeira etapa do Dream Tour