Arcos olímpicos em Tóquio, no Japão - GettyImages
OLIMPÍADA

Mais de 350 mil pessoas assinam petição pelo cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Governo japonês amplia estado de emergência no país devido à pandemia de coronavírus

Redação Publicado em 14/05/2021, às 09h24

Um dia após o Sindicato Nacional de Médicos do Japão enviar ao governo um pedido de cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ativistas contra a realização do evento esportivo divulgaram nesta sexta-feira, 14, uma petição com mais de 350 mil assinaturas com o mesmo objetivo. 
 
De acordo com a “AFP”, a petição virtual “Cancelem os Jogos Olímpicos para proteger nossas vidas” faz um apelo às autoridades do Japão para que “priorizem a vida”. A iniciativa foi criada no início de maio pelo advogado Kenji Utsunomiya, que já foi candidato a governador de Tóquio.
 
“Desta vez, a questão é saber ao que damos prioridade, à vida ou a uma cerimônia e um evento chamado Jogos Olímpicos”, afirmou Utsunomiya. 
 
Em declaração à imprensa, o advogado afirmou que o número de assinaturas pela iniciativa em um prazo curto “reflete a opinião pública”. Ele ainda relembrou que os resultados das pesquisas realizadas desde 2020 apontam que entre 60% e 70% da população é contra a realização dos Jogos Olímpicos. 
 
A petição solicitou à governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que pressione o Comitê Olímpico Internacional (COI) para cancelar o evento esportivo. 
 
“O COI tem o direito de tomar a decisão de cancelar ou não os Jogos, mas Tóquio, como cidade sede, teria que pedir insistentemente ao COI que cancele os Jogos”, disse Utsunomiya. 
 
Nesta sexta-feira, o Japão deve ampliar o estado de emergência em função da situação da pandemia no país. Além de Tóquio, outras cinco áreas estão com a medida em vigor. 
 
Tóquio 2020 foi adiado para 2021 por conta da pandemia de coronavírus, mas a realização das disputas olímpicas tem sido questionada no país. A Olimpíada está prevista para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Os Jogos Paralímpicos estão marcados entre 24 de agosto e 5 de setembro. 

 
Tóquio 2020 Jogos Olímpicos de Tóquio Olimpíada

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana