Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen - GettyImages
FÓRMULA 1

Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen

Em prova de três largadas e marcadas por punições, Lewis Hamilton vence no GP da Arábia Saudita, iguala Max Verstappen no campeonato de pilotos e leva disputa pelo título para última etapa

Redação Publicado em 05/12/2021, às 16h59 - Atualizado às 16h59

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita neste domingo, 5, e empatou o campeonato de pilotos de Fórmula 1, deixando a decisão do título para a próxima e última etapa da temporada, em Abu Dhabi. Em corrida marcada por bandeiras vermelhas, o britânico superou o rival Max Verstappen, segundo colocado. Na linha de chegada, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação.

O heptacampeão, que vem de vitórias nos GPs do Brasil e do Catar, conquistou seu terceiro triunfo consecutivo. A prova deste domingo, no Circuito de Jeddah, contou ainda com uma colisão dos líderes do campeonato na tentativa de ultrapassagem, e Hamilton finalizou a prova sem parte de sua asa dianteira.

Show Player

Canal SportBuzz:

A prova teve três largadas e quatro pilotos abandonaram a corrida ainda nas primeiras 20 voltas das 50 no Circuito de Jeddah. No primeiro incidente, na 10ª volta, Mick Schumacher, da Haas, colidiu no muro e isso acionou a bandeira amarela e posteriormente a bandeira vermelha. Além do alemão, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Nikita Mazepin e George Russell também não concluíram a etapa.

SAFETY CAR (LAP 10/50)

Mick Schumacher crashes heavily and the Safety Car comes out

He reports he is okay over the radio 👍#SaudiArabianGP 🇸🇦 #F1 pic.twitter.com/H4mZXyZjMs

— Formula 1 (@F1) December 5, 2021

A prova ficou parada por 30 minutos somando as duas bandeiras vermelhas. Na primeira entrada do safety car, a Mercedes aproveitou para trocar os pneus de Bottas e Hamilton. No entanto, a RBR escolheu não parar Verstappen, que se beneficiou com a bandeira vermelha e herdou a liderança.

Na relargada, Hamilton ultrapassou Verstappen, mas o holandês retomou a posição por fora da pista, o que ter que largar na terceira posição na segunda relargada, que aconteceu por uma colisão entre George Russell, Nikita Mazepin e Sergio Pérez. O piloto da RBR ficou atrás do pole Esteban Ocon e do próprio Hamilton, mas logo assumiu a liderança e teve Lewis em sua cola.

Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen (Crédito: GettyImages) 

 

Nas duas últimas voltas, os líderes do campeonato protagonizaram disputas polêmicas nas tentativas de ultrapassagem de Hamilton. O holandês chegou a ser punido em 5s. O britânico assumiu a ponta de vez na volta 43. Nos metros finais, Valtteri Bottas ultrapassou Ocon e assumiu a terceira posição para confirmar o pódio.

A decisão do título da temporada 2021 da Fórmula 1 vai para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no próximo domingo, 12. Com a vitória em Jeddah, Lewis Hamilton chegou aos 369,5 pontos e igualou a pontuação de Max Verstappen. Vale lembrar que o holandês tem uma vitória a mais e por isso tem vantagem no critério de desempate, caso os dois não pontuem na última etapa.

Final classification after a crazy race in Jeddah 👇#SaudiArabianGP 🇸🇦 #F1 pic.twitter.com/d1pvEnL5Ei

— Formula 1 (@F1) December 5, 2021

Acidente na Fórmula 2

Na largada da corrida 3 da Fórmula 2, o brasileiro Enzo Fittipaldi acertou a traseira do francês Theo Poucheire, que estava em terceiro no grid e ficou parado ao apagar das luzes. Os pilotos foram atendidos e encaminhados de helicóptero para o Hospital das Forças Armadas de Jeddah. O neto de Emerson Fittipaldi, ex-piloto bicampeão da Fórmula 1, sofreu uma fratura no tornozelo. 

After an incident involving Samaia and Caldwell, the race has been red flagged and will not resume

Both drivers are out of the car and OK 👍#SaudiArabianGP 🇸🇦 #F2 pic.twitter.com/9UYoRx0GBo

— Formula 2 (@Formula2) December 5, 2021

 

Lewis Hamilton Max Verstappen Fórmula 1

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana