Neymar em ação pela Seleção Brasileira - GettyImages
CLÁSSICO!

Uruguai x Brasil: Saiba o retrospecto do confronto e relembre os principais jogos

Equipes se enfrentam nesta terça-feira, 17, às 20h, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo

Lucas Miluzzi Publicado em 16/11/2020, às 16h33 - Atualizado às 17h56

Nesta terça-feira, 17, o Brasil enfrenta o Uruguai, no Estádio Centenário, às 20h (horário de Brasília), para defender sua invencibilidade nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A equipe comandada por Tite, também não perde para os rivais sul-americanos desde 2001. 

De lá para cá, as seleções se enfrentaram em dez oportunidades e, nesses jogos, a camisa amarelinha levou a melhor. Até o momento, o Brasil conseguiu cinco vitórias e cinco empates nos últimos confrontos contra os uruguaios, incluindo uma goleada de 4 a 1, em 2017, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia

CONFIRA ABAIXOU O RETROSPECTO GERAL: 

Jogos: 76
Vitórias do Brasil: 36
Empates: 20
Derrotas: 20
Gols do Brasil: 136
Gols do Uruguai: 97
Maior vitória: Brasil 6 x 1 Uruguai (1944)
Maior derrota: Brasil 0 x 6 Uruguai (1920)

*Números retirados do site da Confederação Brasileira de Futebol 

Mesmo com o domínio no retrospecto geral e a invencibilidade de dez jogos, o Uruguai sempre foi um adversario complicado para o Brasil. Os vizinhos sul-americanos já protagonizaram um dos maiores vexames da Seleção Brasileira e também já venceram a equipe canarinho por 6 a 0. 

Sendo assim, o SportBuzz separou alguns jogos que fizeram história nesse confronto centenário entre Brasil e Uruguai. Confira os jogos mais impactantes abaixo: 

O INÍCIO! 

A Seleção Brasileira enfrentou os uruguaios pela primeira vez na história no ano de 1916, durante o Sul-Americano. Na época, o Brasil não teve uma boa atuação e acabou sendo derrotado por 2 a 1. Depois desse jogo, tiveram mais seis partidas e, na oportunidade, o Uruguai venceu todos os confrontos. 

Em meio a essas derrotas, o Brasil teve uma derrotada que mexeu com as estribeiras do torcedor brasileiro. Em 1920, a camisa amarelinha perdeu para a celeste pelo incrível placar de 6 a 0 e deixou a freguesia para os rivais sul-americanos ainda maior. 

O MARACANAÇO! (16/07/1950)

Depois de algum tempo e do Brasil evoluir o seu futebol, o confronto direto voltou a ser equilibrado e até com certo domínio dos canarinhos. No entanto, a primeira decisão de Copa do Mundo veio e os adversários eram os uruguaios, que não eram os favoritos no confronto. 

No entanto, quem acabou levando a melhor e vencendo a Copa do Mundo, no Estádio do Maracanã, foi a Seleção Uruguaia. Na época, os celestes venceram os anfitriões da competição por 2 a 1 e de virada, com gols de Schiaffino e Ghiggia.

A REVANCHE! (21/06/1970) 

 Demorou, mas a revanche em Copas do Mundo com a Seleção do Uruguai chegou. Depois de 20 anos, em 1970, as duas nações se enfrentaram nas semifinais da principal competição de futebol e o Brasil conseguiu vencer por 3 a 1. Os autores dos gols foram Rivellino, Jairzinho e Clodoaldo

Naquele período e até os dias de hoje, os jogadores da campanha do tricampeonato mundial colocam a partida contra os rivais sul-americanos como a mais difícil. Além disso, depois do jogo, os jornais da época acabaram destacando e comparando a relevância dos jogos de 50 e 70. 

OUTRO MARACANAÇO?  (19/09/1993)

O Brasil ficou próximo de não ir para a Copa do Mundo de 1994 e não vencer o tetracampeonato mundial. Isso porquê, a Seleção Brasileira viveu péssimos momentos ao longo das Eliminatórias para o mundial e deixou para decidir sua classificação na última rodada da competição. 

E o destino acabou colocando o Uruguai, Brasil e Maracanã juntos novamente. A equipe comandada por Carlos Alberto Parreira, precisava de uma vitória e contava com o brilho de Romário para evitar mais um Maracanaço na história da Seleção Brasileira. 

Em uma atuação de gala do ex-atacante, a seleção venceu o Uruguai por 2 a 0, sendo os dois gols do confronto marcados pelo craque do Barcelona. Vale lembrar, que Romário foi chamado nos últimos instantes, após uma lesão de Muller. 

E A ATUALIDADE? (23/03/2017)

Atualmente, enfrentar os uruguaios não tem sido uma tarefa tão complexa para a Seleção Brasileira. Com dez jogos de invencibilidade, o amplo domínio do time canarinho sobre o celeste tem como principal símbolo a goleada de 4 a 1, no Estádio Centenário, na Eliminatórias para a Copa da Rússia. 

Precisando da vitória para dar sequência ao trabalho de Tite, o Brasil se recuperava na competição depois de um início ruim. A chegada do treinador gerou impacto no elenco e a vitória sobre os rivais no clássico sul-americano ficou marcada por um placar elástico. 

Com três gols de Paulinho e um de Neymar, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1 e deu sequência para sua recuperação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.


 

 

copa do mundo Brasil uruguai Eliminatórias

Leia também

CBF promove programa de doações ao Rio Grande do Sul com Vinicius Júnior


Van Dijk fala sobre futuro no Liverpool: “Uma grande transição”


Crystal Palace atropela Manchester United pela Premier League


Raniele admite posição de liderança no Corinthians: “Bem tranquilo”


Estêvão marca de pênalti e revela inspiração em Veiga: “Um exemplo”


Al-Hilal vence clássico contra Al-Ahli e encaminha título saudita