Após ser eliminada pela Espanha, a seleção da Suécia reclama bastante de árbitra brasileira Edina Alves Batista, que comandou a partida válida pela semifinal da Copa - GettyImages
RECLAMAÇÃO!

Suécia reclama de árbitra brasileira após eliminação na Copa do Mundo: “Enojada”

Após ser eliminada pela Espanha, a seleção da Suécia reclama bastante de árbitra brasileira Edina Alves Batista, que comandou a partida válida pela semifinal da Copa

Henrique Cesar Mello Publicado em 15/08/2023, às 16h29

Na manhã desta terça-feira, 15, a Suécia acabou sendo eliminada da Copa do Mundo Feminina 2023 após uma dura derrota para a Espanha por 2 a 1. A equipe reclamou bastante da arbitragem comandada pela brasileira Edina Alves Batista, questionando o idioma falado em campo e algumas marcações que favoreciam as adversárias. Agora, as espanholas esperam a vencedora de Austrália x Inglaterra, que acontece nesta quarta-feira, 16.

“Sempre que apitava algo contra nós, não entendia nada. Não acredito que tenha nível suficiente. Não foi por isso que perdemos o jogo, mas acredito que (a arbitragem) tem de ser melhor”, disparou a zagueira da Suécia, Amanda Ilestedt.

Já a meio-campista Johanna Kaneryd foi ainda mais dura nas críticas à Edina, afirmando que a árbitra “ria” das atletas suecas quando era questionada. Além disso, a atleta questionou o idioma falado durante a partida, alegando que a brasileira tinha o mesmo idioma das espanholas. “Falava a mesma língua que as espanholas e deu muitas vantagens. Estou enojada e chateada. Não obtive outra resposta que não o sorriso dela”, disse.

As suecas ainda reclamaram de um possível impedimento no primeiro gol da Espanha. No caso, o VAR checou o lance, mas não encontrou nenhuma irregularidade. O treinador sueco, Peter Gerhardsson, afirmou que tinha certeza do gol, mas que a checagem gerou dúvidas. “Achei que era 100% gol, mas quando você vê isso depois, você diz VAR e estamos discutindo (o lance)”, comentou.

Suécia perde para a Espanha - Créditos: GettyImages

 

Edina Alves Batista apitou seu oitavo jogo em Copa do Mundo, sendo a segunda vez que esteve em uma semifinal de mundial. A primeira foi quando comandou Inglaterra x Estados Unidos, em 2019. Na competição deste ano, a árbitra fez a estreia da coanfitriã Austrália, em uma partida contra a Irlanda, e também apitou Coreia do Sul x Marrocos e Japão x Noruega. Em dois desses jogos, as assistentes Neuza Back e Leila Cruz também fizeram parte da equipe.


 

Espanha Edina Alves Batista Copa do Mundo Feminina Suécia semifinal

Leia também

Corinthians define preço para vender Wesley ao futebol europeu


Endrick repete comemoração, mas gera polêmica em vitória do Palmeiras


Palmeiras goleia na Libertadores, e Abel se derrete: “Máquina competitiva”


Fluminense vence fora, e Diniz fica satisfeito com desempenho defensivo


Palmeiras goleia Liverpool-URU e se garante nas oitavas da Libertadores


Paquetá reconhece ótima fase de Vinicius Júnior: “Muita personalidade”