Presidente da Uefa surgiu extremamente irritado com Superliga e defendeu a Champions League - GettyImages
VISH!

Presidente da Uefa detona Superliga, defende Champions League e garante punição a atletas "dos 12"

Presidente da Uefa valorizou a Champions League e prometeu consequências severas aos participantes da Superliga

Redação Publicado em 19/04/2021, às 17h38 - Atualizado às 18h40

A Superliga mal foi anunciada pelos gigantes europeus e foi o suficiente para gerar grande irritação na Uefa. O presidente da entidade, Aleksander Ceferin, concedeu uma entrevista coletiva e saiu em defesa da Champions League, além de prometer consequências severas. 

"Quem quer que pense que a Superliga é sobre dinheiro e que a Uefa é também sobre dinheiro está errado. A Superliga é sobre dinheiro dos doze. Não quero chamá-los de "Os 12 sujos".Mas a Uefa é sobre desenvolver futebol e financiar o que deve ser financiado, que nosso futebol e nossa cultaram sejam preservados. Não consigo frisar mais neste momento, que a Uefa e o mundo do futebol estão unidos contra essa proposta vergonhosa e egoísta", explicou. 

Uma das consequências para os clubes e jogadores participantes será a não participação em competições da Fifa e Uefa. Os maiores problemas são para os atletas, que não poderão representar suas seleções nacionais em Copas do Mundo e também na Eurocopa.

"Como já foi anunciado pela Uefa e pelas seis confederações, os jogadores que jogarem nos times que talvez disputem as ligas fechadas serão banidos da Copa do Mundo e também da Euro. Então eles não vão poder representar suas seleções nacionais em qualquer jogo", afirmou. 

ENTENDA O IMBRÓGLIO! 

Depois de 12 gigantes europeus anunciarem a criação da Superliga, a Uefa e Fifa se mostraram no dever de dar uma resposta à altura dos clubes. Dessa maneira, nesta segunda-feira, 19, a entidade publicou uma nota oficial sobre a possibilidade de punição desses times. 

"A UEFA, a Federação Inglesa de Futebol e a Premier League, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a LaLiga, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) e a Lega Serie A souberam que alguns clubes ingleses, espanhóis e italianos podem estar a planear o anúncio da criação de uma liga fechada, conhecida como Superliga Europeia", escreveu em nota. 

Deixando claro o apoio de algumas ligas ao seu lado, a Uefa deixou claro que pode proibir esses clubes da Superliga de participar de competições nacionais:"Conforme anunciado anteriormente pela FIFA e pelas seis Confederações, os clubes em questão serão proibidos de jogar em qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, e os seus jogadores podem ser impedidos de representar as suas selecções nacionais".

Logo depois dessa manifestação da Uefa em relação a criação de um novo campeonato, encabeçado por times como Manchester United, Barcelona, Juventus e Real Madrid, foi divulgada uma carta pela "Associated Press". Nela, os clubes da Superliga afirmam que já acionaram a Justiça afim de impedir as punições citadas na nota acima. 

CONFIRA ALGUNS TRECHOS DA CARTA ABERTA FEITA PELA SUPERLIGA!

"Essas ameaças nos levaram a tomar medidas protetivas que nos protegerão de qualquer reação adversa, que poderiam não só atrapalhar os compromissos dos clubes fundadores mas que, acima de tudo, seria contra a lei"

"Por este motivo, a Superliga já entrou com ações judiciais nas instâncias relevantes para garantir que a nova competição possa ser estabelecida e inicie suas operações de acordo com todas as leis vigentes"

"A competição será jogada juntamente com as ligas domésticas e as competições continentais já existetes, que são peça-chave para o desenvolvimento do futebol europeu. Nós não queremos tomar o lugar da Champions League ou da Europa League, mas sim competir e existir ao lado desses torneios".


 

Champions League copa do mundo superliga Fifa uefa

Leia também

CBF promove programa de doações ao Rio Grande do Sul com Vinicius Júnior


Van Dijk fala sobre futuro no Liverpool: “Uma grande transição”


Crystal Palace atropela Manchester United pela Premier League


Raniele admite posição de liderança no Corinthians: “Bem tranquilo”


Estêvão marca de pênalti e revela inspiração em Veiga: “Um exemplo”


Al-Hilal vence clássico contra Al-Ahli e encaminha título saudita