Por caso Rony, Athletico se prepara para ficar até 2021 sem poder contratar - GettyImages
EITA!

Por caso Rony, Athletico se prepara para ficar até 2021 sem poder contratar!

Clube não poderá contratar jogadores pelo período de duas janelas de transferência

Redação Publicado em 08/10/2020, às 17h48

O dia 13 de outubro inicia uma fase complicada para o Athletico. A data que marca a abertura da janela internacional de transferências também inicia o processo de proibição dado pela FIFA de contratar jogadores até julho do ano que vem.

De acordo com o site Globo Esporte, o clube já foi notificado pela entidade e agora aguarda o início da punição, que começa na semana que vem.

Três meses antes, a Fifa já tinha suspendido o Furacão de registrar novos jogadores pelo período de duas janelas de transferências seguidas por conta do imbróglio judicial com o Albirex Niigata, do Japão, envolvendo o atacante Rony.

Agora praticamente em ação, a punição vale para o mercado nacional e internacional.

Como no Brasil a CBF não adota em seus regulamentos o termo "Janela de transferências", mas sim um prazo para que os clubes registrem atletas em determinadas competições, a decisão gerou dúvidas e assim, a entidade brasileira pediu esclarecimentos à FIFA.

Enquanto a FIFA não pediu para a CBF fechar o sistema de registros para o Athletico, o clube registrou o zagueiro Pedro Henrique, o volante Richard, o meia Ravanelli, o meia Jorginho e os atacantes Renato Kayzer e Fabinho.

Além disso, o clube chegou a sondar o lateral direito Paulo Henrique, do Paraná e tem até segunda-feira, 10, para registrar novos jogadores. O meia Jadson, por exemplo, vem treinando no CT do Caju e deve assinar um contrato com o clube de seis meses. 
 
O caso Rony
 

Antes de acertar com o Athletico, em 2018, Rony chegou a vestir a camisa do Botafogo e treinar no clube carioca, mas o Albirex acusou o jogador de ignorar um contrato de três anos e melou a negociação.

Na sequência, o Furacão entrou na jogada. O clube solicitou a liberação do ITC (em português, Certificado de Transferência Internacional) junto ao time japonês, que negou.

Os representantes do jogador, no entanto, voltaram a acionar a Fifa e fizeram um novo protocolo pedindo a liberação de Rony, com urgência, devido ao prazo final de inscrição de jogadores no Brasileirão.

Depois de dois meses de espera, o Athletico enfim conseguiu a liberação da Fifa e pôde registrar Rony em agosto de 2018. O atacante já havia conseguido um parecer favorável no dia 9 de maio, quando a entidade autorizou o jogador a se transferir para outro clube.

Entre agosto de 2018 e janeiro de 2020, o atacante disputou 73 partidas, marcou 13 gols e conquistou três títulos pelo clube. O Furacão vendeu Rony para o Palmeiras no início deste ano, por 6 milhões de euros, cerca de R$ 28 milhões.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 
 
 
 
cbf Fifa Rony Athletico Palmeiras

Leia também

Athletico x Vasco pelo Brasileirão: saiba onde assistir à partida


Bragantino segura empate contra o Flamengo no Brasileirão


Haaland rebate crítica de ex-United: “Não ligo para...”


Atlético-MG empata com o Fluminense e mantém invencibilidade com Milito


Com hat-trick de Cristiano Ronaldo, Al-Nassr goleia Al-Wehda


Em fim de contrato no Al-Hilal, Jorge Jesus deixa futuro em aberto