No centenário da Portuguesa, Marchiori (esq.) e Flávio Alves (dir.) visam volta por cima do clube - Dorival Rosa / Portuguesa
EXCLUSIVO

No centenário da Portuguesa, Marchiori e Flávio Alves, treinador e gerente de futebol, visam volta por cima do clube à elite

A Portuguesa comemora seu centenário nesta sexta-feira, 14, e os atuais profissionais projetam um futuro melhor para o tradicional clube de São Paulo - e do Brasil - nos próximos anos

Marcello Sapio Publicado em 14/08/2020, às 10h00

Nesta sexta-feira, 14, a Portuguesa, tradicional time do bairro do Canindé, em São Paulo, completa 100 anos de existência.

O clube, que revelou jogadores históricos, como Djalma Santos, Dener, Zé Roberto, entre tantos outros, vive longe dos holofotes em que costumava ficar.

Atualmente, a Lusa, como é carinhosamente pelos torcedores, está na segunda divisão do Campeonato Paulista e não tem nenhuma divisão no calendário nacional.

Apesar do cenário, o futuro, que pode parecer pessimista para muitos, é visto como uma chance para dar a volta por cima. Esse otimismo é compartilhado pelos profissionais que gerem o futebol do clube de origem portuguesa.

Em uma entrevista exclusiva para o SportBuzz, o treinador do time, Fernando Marchiori, e o gerente de futebol da Portuguesa, Flávio Alves, comentaram sobre os 100 anos do clube e a perspectiva para o futuro.

 

Ambos comentaram sobre a importância histórica da Portuguesa para o futebol paulista e como lidam com essa pressão, que é exponenciada pela esperança de voltar aos tempos gloriosos.

Flávio Alves, gerente de futebol, encara o desafio com orgulho: "Trabalhar na Portuguesa, no ano do seu centenário, ainda participar de todos esses momentos positivos, com muita expectativa e convicções de grandes resultados é um sonho para qualquer profissional. Todos nós sabemos que a Portuguesa vem sofrendo consequências de gestões passadas, mas isso nos dá força. Esse início foi a partir da posse do Antônio Carlos Castanheira, atual presidente, e que vem desenvolvendo um grande trabalho".

Já Marchiori, que antes de virar treinador, foi jogador de futebol e, curiosamente, revelado na Portuguesa. Ele contou os motivos de ter aceitado assumir o clube e elogiou o atual presidente: "Eu tenho uma linda história na Portuguesa e o carinho pelo clube é eterno, mas não foi só isso que chamou a minha atenção. Conversei com alguns clubes e o projeto apresentado pelo presidente Castanheira me animou demais. Além disso, gostei muito da postura dele e as atitudes que vem tomando desde que eu cheguei aqui só reforçam que eu acertei ao aceitar o convite de retornar".

Como dito no começo da matérias, a Portuguesa tem uma alma de revelar grandes talentos, que hoje são ídolos de diversos clubes e até ídolos nacionais, como o caso de Djalma Santos, que foi campeão do mundo com o Brasil.

Em tempos de crises, os clubes costumam olhar com mais carinho para a base, e na Lusa não foi diferente. Tanto Flávio quanto Marchiori usam a filosofia de utilização das categorias de base.

Para mostrar essa força, a Lusa já se sagrou, por duas oportunidades, em 1991 e 2002, tal feito que grandes clubes não conseguiram, como o Palmeiras, por exemplo.

"O departamento de formação (de atletas) é o coração do clube. Nosso projeto criou um departamento de futebol integrado, no qual daremos total importância na prospecção, formação e promoção de todos os bons valores do clube. A Portuguesa tem total tradição e muitas histórias de revelações", afirmou Flávio.

Marchiori segue na mesma linha de raciocínio, mas ressalta a importância, também, de uma mescla entre experiência e juventude: “Eu gosto de trabalhar com uma mescla. É ótimo contar com meninos que vêm da base porque são garotos cheios de motivação, que estão sonhando em conseguir o seu lugar no futebol e isso é ótimo, mas é preciso ter um equilíbrio e acredito que é necessário ter atletas experientes para ajudar os garotos nesses primeiros passos no futebol profissional”.

Até essa tradição, tão falada entre os torcedores e historiadores do futebol paulista, é um "gás" para a Portuguesa.

O time, que chegou a ser vice-campeão brasileiro em 1996, perdendo para o Grêmio, serve como inspiração, que é usada por Marchiori para motivar seus atletas: "Estamos falando de um dos clubes mais tradicionais do país. Eu vi grandes times da Portuguesa e tento passar isso para os garotos. Como você disse, muitos não conhecem essa história e nós temos que tentar transmitir isso a eles. Infelizmente, o clube passou por alguns anos bem complicados e isso afeta demais o desempenho esportivo, mas acredito que estamos no caminho certo e iremos recolocar a Lusa entre os grandes clubes do Brasil".

 

Essa sensação de nostalgia, cerca boa parte dos torcedores, que anseiam em ver a Portuguesa de volta nos grandes campeonatos do país.

O sentimento não é só da arquibancada. Nos bastidores, tanto os dirigentes, quanto a comissão técnica sonham com essa volta, mas visam um "primeiro passo" em comum: O acesso para a elite do Paulistão.

Atualmente na 8ª posição da A2, com 18 pontos, a Lusa está se classificando para a fase final, e consegue manter vivo esse sonho da A1, que foi falado por Flávio Alves.

"Nós, que estamos envolvidos neste processo de resgate e retomada da Portuguesa, sabemos que o primeiro passo é o retorno à elite do Paulistão e a volta de ter um calendário nacional", afirmou o gerente.

Já Marchiori vai na mesma linha e completa: "Esse é o nosso grande objetivo. Sabemos que será extremamente difícil porque o torneio é muito equilibrado e complicado. Além disso, chegamos no meio da competição e não é fácil você impor o seu trabalho durante os jogos, mas estamos trabalhando de uma maneira muito intensa para conseguir essa vaga na elite do futebol paulista".

"Todo mundo demonstrou muita motivação e estou satisfeito com o que temos feito. Faltam três rodadas para o fim da primeira fase e precisamos conseguir essa vaga para seguirmos em busca do nosso objetivo, que é voltar para a Série A1. Esse é o nosso grande objetivo. Sabemos que será extremamente difícil porque o torneio é muito equilibrado e complicado. Estamos trabalhando de uma maneira muito intensa para conseguir essa vaga na elite do futebol paulista, que ajudaria, demais, no plano para resgatar a confiança e a tradição do clube", disse o treinador, em seguida.

 

Como, em qualquer aniversário, é olhado para o passado e muitas pessoas gostam de analisar o que fizeram de bom. Com a Lusa não é diferente.

Mas, assim como fora falado, a esperança de um futuro mais próspero para a Portuguesa é observada pelas pessoas que cuidam do clube. 

Flávio Alves confia nessa retomada, e fala com um tom otimista: "Por tudo que vem sendo feito, e da maneira que está sendo conduzida por nosso presidente, tenho total convicção que a Portuguesa voltará para as posições de destaque do futebol brasileiro em um futuro muito próximo".

Marchiori, por sua vez, adotou um discurso mais "pé no chão", visando a continuidade do trabalho que vem sendo feito nos últimos anos: "Precisamos ter paciência e trabalhar com seriedade. Se não subirmos este ano, não podemos achar que o trabalho foi mal feito. Temos que acreditar e dar sequência ao projeto. No futebol, assim como em qualquer área, é preciso ter resiliência e competência".

Ao final, ele profetiza: "A Portuguesa voltará à elite".

 

Se a Portuguesa vai realmente voltar às elites do futebol, seja paulista ou até nacional, só o futuro é capaz de dizer, mas o que não se pode tirar é a tradição e o peso histórico que a Lusa carrega no escudo.

Como o seu próprio hino, composto pelo cantor - e lusitano - Roberto Leal, juntamente com Márcia Lúcia, já diz: "Da tua glória, toda a certeza, que tu és grande, é Portuguesa".


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Campeonato Paulista Marchiori Flávio Alves portuguesa

Leia também

CBF deve adiar novamente os jogos dos clubes gaúchos no Brasileirão


Coronado treina com bola e tem retorno próximo no Corinthians


Marcelo fala sobre fase do Fluminense: “Situação ruim...”


Empresário de Vitor Roque dispensa empréstimo: "Sai vendido"


São Paulo: Luciano comemora gol pedindo doações para o RS


Léo Condé admite começo ruim do Vitória na temporada: “Difícil...”