Conmebol estuda possibilidades de classificação para o novo formato do Mundial de Clubes, a partir de 2021 - Getty Images
CONMEBOL

Conmebol elabora critérios de classificação para o novo formato do Mundial de Clubes, a partir de 2021

O novo modelo contará com 24 clubes, sendo seis sul-americanos

Gabriela Santos Publicado em 17/10/2019, às 17h23

Na tarde desta quinta-feira, 17, a Conmebol anunciou os estádios que serão sede das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana 2020.

Após o anúncio, o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, concedeu uma entrevista coletiva na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

O mandatário falou sobre os critérios de classificação para o Mundial de Clubes de 2021, quando o torneio terá um novo formato (com 24 clubes).

Domínguez declarou que a entidade estuda algumas possibilidades de classificação dos clubes do continente. Para a edição de 2021, serão seis vagas para times da América do Sul.

O presidente revelou que a Conmebol pensa no retorno da Supercopa dos Campeões da Libertadores, um campeonato disputado nos anos 90, que reúne todos os vencedores do continental em toda a história.

As outras vagas serão distribuídas para os campeões de 2019 e 2020, tanto da Libertadores quanto da Copa Sul-Americana, teriam vaga direta no Mundial de Clubes.

Assim, participariam do novo formato: o campeão da Libertadores 2019, campeão da Libertadores 2020, campeão da Copa Sul-Americana 2019, campeão da Copa Sul-Americana 2020 e as outras duas vagas seriam da Supercopa dos Campeões da Libertadores.

O torneio seria disputado entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Todos os campeões participariam, exceto o que já estiver classificado por alguma conquista anterior.

Mas nada foi definido. As possibilidades ainda precisam ser aprovadas pelo conselho da Conmebol, formado pelos 10 presidentes das confederações sul-americanas. O Conselho se reunirá em Assunção, no Paraguai, no dia 8 de novembro. O retorno da Supercopa, portanto, não teve apoio da CBF.

 

 

Conmebol Libertadores Mundial de Clubes

Leia também

Artur Jorge prega cautela após vitória do Botafogo em clássico


Thiago Silva confirma saída do Chelsea e faz promessa: “Pretendo...”


Inter: Coudet desabafa sobre clima hostil no Beira-Rio após empate


Oliveira deixa Cássio no banco do Corinthians e crava: “Assunto nosso”


Fluminense sofre goleada, e Diniz promete melhorias: “Não é...”


Internacional e Atlético-GO empatam no Beira-Rio pelo Brasileirão