Craques como Fernando Torres, Xavi e Robben se aposentaram, em 2019 - GettyImages
SÓ LENDA!

Retrospectiva: confira a seleção de jogadores que se aposentou em 2019!

O número de craques que deixou os gramados é tão grande que escalamos uma seleção

Raul Vitor Publicado em 18/12/2019, às 09h00 - Atualizado às 12h16

Jogadores que ficaram marcados na história do futebol resolveram aposentar as chuteiras em 2019. Craques como Xavi, Petr Cech, Robben, David Villa e Wesley Sneijder deixaram os gramados ao longo do ano e encerraram suas trajetórias dentro das quatro linhas.

A quantidade de estrelas que se aposentou é tamanha que o SportBuzz decidiu montar uma Seleção Internacional de jogadores de futebol que se afastaram de forma definitiva dos campos neste ano. Confira a lista:

GOLEIRO

Petr Cech, 37 anos, Arsenal (ING)

 

Foram necessários 20 anos para que o tcheco aposentasse suas chuteiras e suas luvas. O renomado ex-goleiro fez história no Chelsea, clube por onde jogou quase uma década e colecionou mais de uma dezena de títulos.

Pelos Blues, Cech foi 4 vezes campeão da Inglaterra, 1 vez vencedor da Liga dos Campeões, 5 vezes campeão da Taça da Inglaterra, 3 vezes vencedor da Taça da Liga Inglesa, 1 vez vencedor da Liga Europa e 4 vezes vencedor da Supertaça da Inglaterra.

LATERAL DIREITO

Patrice Evra, 38 anos, West Ham (ING)

 

O francês iniciou sua carreira há pouco mais de duas décadas, no PSG, mas foi no futebol inglês que ganhou fama. Evra chegou ao Manchester United, em 2006, e por lá ficou até 2014.

Nos Red Devils, o ex-lateral-direito foi 5 vezes campeão da Inglaterra, 1 vez vencedor da Liga dos Campeões, 3 vezes vencedor da Liga Inglesa, 4 vezes vencedor da Supertaça da Inglaterra e 1 vez campeão do Mundial de Clubes.

ZAGUEIRO

Andrea Barzagli, 38 anos, Juventus (ITA)

 

Se não fosse a ida de Barzagli para o Wolfsburgo, em 2008, o ex-zagueiro teria feito sua carreira pela Itália. Por lá, o aposentado jogador passou pela Rondinella, Pistoiese, Ascoli, Verona, Palermo e encerrou seus trabalhos na Juventus.

Pela Velha Senhora, Barzagli conquistou 8 vezes o Campeonato Italiano, 4 vezes a Taça da Itália e outras 4 vezes a Supertaça da Itália. O ex-jogador também foi campeão da Copa do Mundo de 2006 pela Itália.

ZAGUEIRO

John O’Shea, 38 anos, Reading (ING)

 

O irlandês, fruto da base do Manchester United, traçou sua carreira na Inglaterra. O’Shea jogou pelo sub-23 dos Red Devils e subiu para a equipe principal, em 2001. Por lá ficou uma década.

No United, o ex-zagueiro foi 5 vezes campeão da Inglaterra, 1 vez vencedor da Liga dos Campeões, 2 vezes campeão da Taça da Liga Inglesa, 1 vez vencedor da Taça da Inglaterra, 6 vezes campeão da Supertaça da Inglaterra e 2 vezes campeão do Mundial de Clubes.

LATERAL ESQUERDO

Ashley Cole, 38 anos, Derby County FC (ING)

 

Mais um craque inglês que encerrou suas atividades dentro das quatro linhas. Cole foi do Arsenal para o Chelsea, em 2006, e por lá ficou até 2014. Juntando as duas passagens pelos gigantes ingleses, o ex-lateral-esquerdo conquistou uma dezena de títulos.

Foram 3 Campeonatos Ingleses, 1 Liga dos Campeões, 7 Taças da Inglaterra, 1 uma Taça da Liga Inglesa, 7 Supertaças da Inglaterra e 1 Liga Europa.

VOLANTE

Bastian Schweinsteiger, 35 anos, Chicago Fire (EUA)

 

Revelado pelo Oberaudorf, da Alemanha, Schweinsteiger fez carreira no Bayern de Munique. O ex-meio-campo foi contratado pelo clube para jogar nas categorias de base, em 1998, e saiu apenas em 2015, quando migrou para o Manchester United, da Inglaterra.

Pelo Bayern foram 8 títulos do Campeonato Alemão, 1 Champions League, 7 Taças da Alemanha, 1 Mundial de Clubes, 2 Taças da Liga Alemã e 2 Supertaças da Alemanha. O ex-jogador também foi campeão da Copa do Mundo de 2014, pela Seleção Alemã.

MEIA-DIREITA

Arjen Robben, 35 anos, Bayern de Munique (HOL)

 

O canhoto Holandês Arjen Robben foi companheiro de equipe de Schweinsteiger no Bayern de Munique, mas acumulou passagens pelo Chelsea (2004-2007) e pelo Real Madrid (2007-2009). Foi do clube merengue que Robben partiu para a Alemanha.

Em uma década de Bayern, o ex-meia-direita acumulou 8 Campeonatos Alemães, 5 Taças da Alemanha, 5 Supertaças da Alemanha, 1 Mundial de Clubes, 1 Liga dos Campeões, 1 UEFA-Supercup e 1 Mundial de Clubes.

MEIO-CAMPO

Xavi, 39 anos, Al-Sadd (QAT)

 

Xavi Hernández é o jogador com mais títulos impactantes do elenco de aposentados de 2019. Cria do Barcelona, o ex-meio-campo iniciou seus trabalhos no clube catalão, em 1995, e, duas décadas depois, foi encerrar sua carreira no Catar.

Pelo Barça, Xavi conquistou 4 vezes a Liga dos Campeões, 8 vezes o Campeonato Espanhol, 3 vezes a Taça da Espanha, 8 vezes a Supertaça da Espanha, 2 vezes o Mundial de Clubes e 2 vezes a UEFA-Supercup. O ídolo espanhol também fez parte da equipe campeã da Copa do Mundo de 2010 e campeã da Europa, em 2008 e 2012.

MEIA-ESQUERDA

Wesley Sneijder, 35 anos, Al Gharafa (QAT)

 

O Holandês acumulou passagens por grandes clubes europeus antes de aposentar as chuteiras. Sneijder foi revelado pelo Ajax, clube em que atuou de 1999 até ser vendido ao Real Madrid, em 2007. Dos merengues foi para a Inter de Milão (2009-2013) e depois para o Galatasaray (2013-2017).

Por todos os clubes que passou, Sneijder foi vitorioso. O título de maior relevância foi conquistado em sua passagem pela Inter de Milão: a Liga dos Campeões da Europa, em 2010.

CENTROAVANTE

Samuel Eto’o, 38 ano, Qatar SC (QAT)

 

Sem dúvidas um dos melhores centroavantes da história do futebol. Ao longo de sua carreira, Eto’o rodou o mundo, mas foi no Barcelona que o camaronense chegou ao auge de sua trajetória.

No clube catalão, o atacante conquistou 2 vezes a Liga dos Campeões, 3 vezes o Campeonato Espanhol e 1 Taça da Espanha. Pela Inter de Milão, Eto’o venceu mais uma vez a Liga dos Campeões, 1 vez o Campeonato Italiano e 2 vezes a Taça da Itália. Em sua passagem pelo Real Madrid, a Liga dos Campeões também foi vencida, assim como o Mundial de Clubes.

CENTROAVANTE

David Villa, 38 anos, Vissel Kobe (JAP)

 

David Villa foi o último jogador que, em 2019, anunciou que não jogaria mais futebol. O craque traçou sua carreira na Espanha. Ao lado de Lionel Messi, no Barcelona, Villa participou de ataques rápidos e mortais.

Pelo Barça, o ex-jogador conquistou 1 Liga dos Campeões, 2 Campeonatos Espanhóis, 1 Taça da Espanha, 2 Supertaças da Espanha, 1 Mundial de Clubes e 1 UEFA Supercup. Villa também fez parte da mortal Seleção espanhola que conquistou a Copa da Europa, em 2008, e a Copa do Mundo de 2010.

RESERVAS

Robin Van Persie

 

Fernando Torres

 

Juan

 

Júlio Baptista

 

Diego Forlán

 

Darío Conca

 

Jonas

 


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

John O’Shea Ashley Cole Petr Cech Juventus Patrice Evra Arsenal Bastian Schweinsteiger Andrea Barzagli

Leia também

Paulo Pezzolano fala sobre interesse do Vasco, mas preza foco no Valladolid


Treinador da Áustria nega Bayern de Munique e decide continuar na seleção


Grêmio: Renato Gaúcho admite indefinição em titularidade de goleiro


Cacá comemora boa fase no Corinthians e detalha recurso: “Estou...”


Suspenso por apostas esportivas, Sandro Tonali leva novo gancho


Pablo Maia, do São Paulo, faz promessa após cirurgia: “Logo estou...”